Açoriano Oriental
Tripulação realiza segunda caminhada espacial
A tripulação do Endeavour iniciou às 02:20 (hora de Lisboa) a sua segunda caminhada espacial, durante a qual devem completar a instalação dos cabos de alimentação para o novo modulo "Tranquility", já acoplado à estação Espacial Internacional.
Tripulação realiza segunda caminhada espacial

Autor: Lusa/AO Online

Os responsáveis por esta segunda jornada de trabalho no espaço, que durará cerca de seis horas e meia, são os astronautas Nicholas Patrick e Bob Behnken.

Concretamente, os dois astronautas deverão estabelecer as condutas de refrigeração do módulo que permitirão, uma vez instaladas, que o "Tranquility" possa começar a funcionar.

No interior do novo módulo, o piloto Terry Virts, a especialista Kathryn Hire e dois habitantes da Estação Espacial, Jeff Williams e Soichi Noguchi, estão a trabalhar em paralelo para completar a configuração dos sistemas e dos mecanismos internos.

Antes da caminhada, os astronautas abriram pela primeira vez a porta do "Tranquility" e entraram no seu interior. Este novo espaço acrescenta ao complexo orbital um volume de 800 metros cúbicos.

Ale de mais espaço e novos dormitórios, o "Tranquility", de construção europeia, dará aos habitantes da estação um pequeno luxo, uma cúpula de vidro que permite uma vista privilegiada do espaço e da Terra.

Em princípio estava previsto que a cúpula seria despressurizada no final da segunda caminhada, mas a NASA adiou esta operação para mais tarde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados