Treze marchas no regresso do São João da Vila

Tradição vai voltar a cumprir-se na Vila com o desfile das marchas entre a Rotunda dos Frades e o Largo Bento de Góis nas noites de 23 e 24 de junho. Festejos deverão juntar milhares de pessoas



Após um interregno de dois anos, as Festas de São João da Vila vão regressar entre 7 e 26 do próximo mês de junho, contando com 13 marchas populares que irão cumprir a tradição e desfilar nas noites de 23 e 24.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (CMVFC) na apresentação oficial do programa dos festejos do feriado municipal - São João da Vila, numa conferência de imprensa ocorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo Ricardo Rodrigues, as marchas populares, a grande característica identitária das festas, vão fazer o tradicional percurso entre a Rotunda dos Frades e o Largo Bento de Góis, sendo transmitidas pela RTP-A e em plataformas digitais, com o objetivo também de chegarem às comunidades açorianas espalhadas pela diáspora.

As expectativas são altas para um evento que, depois do recolhimento imposto pela pandemia, deverá voltar a encher as ruas da Vila com gente ávida de “convívio” e “festa”, entre marchantes, bandas filarmónicas e espectadores (locais e visitantes). “São 13 marchas, cada qual com 60-70 participantes, mais os elementos de cada filarmónica. É um grande movimento que envolve milhares de pessoas. Muitas delas, durante vários meses, andaram a trabalhar nas indumentárias, letras e músicas”, realçou o autarca.

A edição 2022 do São João da Vila conta com um programa de atividades vasto, rico e diversificado que se estenderá ao longo de duas semanas ao nível da cultura, desporto e animação. Como realçou Ricardo Rodrigues, “o cartaz é para todos os gostos”, havendo do “mais atual” e do “mais tradicional”, a pensar num público “desejoso de alguma normalidade”.

Assim, além das marchas populares e do tradicional arraial, realizar-se-á as ‘Noites da Juventude’, entre 17 e 18 de junho, no recinto das festas, abrilhantadas por cabeças de cartaz de renome nacional, como é o caso de Plutónio (17) e Diogo Piçarra (18). Mas também as ‘Noites São João’, igualmente no recinto das festas, com destaque para Ruth Marlene e Bruno de Carvalho (24) e Baile das Novinhas e Quim das Remisturas (25).

Os ingressos diários para as ‘Noites da Juventude’ custam 10 euros cada e o ingresso para a ‘Noite São João’ (25) custa 5 euros, podendo, em alternativa, ser adquirido uma pulseira Passe Geral para três noites, com o custo único de 15€.

Por seu lado, a animação das noites de 23 e 24 de junho será de entrada livre.


Bombeiros com medalha de ouro e Nuno Crato fala sobre leitura

A atribuição da medalha de ouro para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo e de outras distinções honoríficas pelo município, além da presença de Nuno Crato, ex-ministro da Educação, vão marcar também a edição 2022 das Festas de São João da Vila.

Professor Catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, Nuno Crato vai ser o orador convidado da sessão solene de abertura dos festejos do feriado municipal, no dia 16 de junho, pelas 20h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nessa altura, o presidente da Iniciativa Educação, uma organização empenhada em ajudar as crianças e jovens no seu percurso escolar e que tem desenvolvido trabalho em várias regiões do país, nomeadamente nos Açores, fará uma apresentação intitulada “Podemos fazer mais pela leitura das nossas crianças?”.

Com vários momentos culturais e desportivos ao longo de todo o programa, os festejos do São João em Vila Franca do Campo incluem ainda o II Trail São João da Vila e Torneio de Karaté (dia 12), Torneio de Dominó (dia 13), Serrotes Cup e Regata de São João (dia 18), Torneio de Xadrez (dia 19), Ténis de Praia (dia 25), o Mercadinho de São João (dia 11), abertura da época balnear com hastear da bandeira azul e Bandeira ColorADD (dia 13), Feira do Livro Solidária (dia 14) e o Rally Paper São João (dia 18).
De salientar ainda o lançamento do livro “Mariana Vila Nova”, da autoria de Bruno Prado, que terá lugar a 8 de junho, às 20h00, no Auditório do Centro Cultural, e a abertura do Mercadinho São João a 11 de junho, entre as 10h00 e 17h00, no Mercado Municipal. Do programa consta igualmente pintura e animação infantil e um workshop de costura.


PUB