Açoriano Oriental
Transporte marítimo de passageiros começa esta segunda
O navio Express Santorini larga segunda-feira de manhã de S. Miguel rumo à Terceira, naquela que é a viagem inaugural da operação deste ano de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago dos Açores.
Transporte marítimo de passageiros começa esta segunda

Autor: Lusa / AO Online

“Está tudo a postos para o arranque da operação com a viagem Ponta Delgada/Terceira na segunda-feira, dia em que arrancamos também com a venda de bilhetes online”, afirmou António Raposo, presidente da Atlânticoline, em declarações à Lusa.

O Express Santorini, com capacidade para 630 passageiros e 180 viaturas, parte de Ponta Delgada às 09:00 e chega à Terceira cerca das 14:30, escalando depois as restantes as restantes ilhas do Grupo Central (Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico) antes de regressar a S. Miguel, a 07 de maio.

Para estes percursos, no final da semana estavam vendidos cerca de 300 bilhetes, na maioria a pessoas que pretendem deslocar-se a Ponta Delgada para as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

“O navio sai de Ponta Delgada e faz todo o Grupo Central, tendo como objetivo trazer pessoas para as festas, que movimentam muita gente”, salientou António Raposo.

A maior festa da ilha de S. Miguel atrai todos os anos milhares de pessoas de todas as ilhas, pelo que é nos dias que antecedem os festejos que se inicia todos os anos esta operação marítima.

Esta temporada, o arranque da operação assinala também o início da venda de bilhetes através da Internet, o que permitirá, segundo António Raposo, que possam sem adquiridos “em qualquer parte do mundo”.

Novidade é também o lançamento do cartão de passageiro frequente, que oferece descontos até 10 por cento, além do alargamento do período de operação.

“Este ano estendemos a operação até 10 de outubro”, salientou António Raposo, frisando que o alargamento gradual do período de operação surge numa perspetiva de a empresa vir a ter no futuro navios próprios.

Na operação do ano passado, a Atlânticoline transportou mais de 110 mil passageiros e cerca de 15 mil viaturas, números devem aumentar este ano.

“O nosso objetivo é transportar nesta operação 115 mil passageiros e 18 mil viaturas”, frisou, lembrando que, a partir de 07 de junho, entra também o serviço o navio Hellenic Wind.

Este navio de alta velocidade, que os açorianos conheceram no ano passado com o nome Viking, tem capacidade para transportar 660 passageiros e 180 viaturas.

A operação deste ano tem ainda a novidade de permitir uma passagem pelo Ilhéu das Formigas, uma reserva natural situada a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria.

A viagem será realizada “sempre que aparecerem passageiros e aproveitando um fim de semana em que um dos navios esteja atracado na ilha”, afirmou António Raposo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados