Açoriano Oriental
Trabalhos de remoção do Mestre Simão concluídos

Os trabalhos de remoção do navio “Mestre Simão”, que encalhou no porto da Madalena,no inícoo de janeiro deste ano, foram considerados concluídos pelo Capitão do Porto da Horta, no fim de semana passado.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Os trabalhos de remoção que tiveram início a 10 de abril, passaram a uma segunda fase a partir do dia 16 de maio, altura em que um rebocador e uma barcaça da empresa 'Resolve Fire & Salvage' chegaram ao porto da Madalena e iniciaram o desmantelamento propriamente dito.

Segundo avança comunicado da Polícia Marítima da Horta, no passado dia 29 de junho foi removida a última grande secção que ainda se encontrava no local do encalhe, nomeadamente a proa. Seguiu-se depois uma fase de limpeza subaquática que se prolongou até ao passada sábado, ainda que a barcaça e o rebocador tivessem deixado o porto da Madalena na quarta feira passada.

O trabalho de remoção envolveu também a participação de empresas especializadas no tratamento e reutilização de resíduos, tendo o grosso do material metálico sido remetido para o continente português em diversos contentores.

Ao longo do processo de remoção o Capitão do Porto, Rafael da Silva, contou e para efeitos de controlo e monitorização dos trabalhos, com o apoio da delegação Marítima de São Roque do Pico, do comando local da Polícia Marítima da Horta, bem como do Comando Regional dos Açores, em particular do Grupo de Mergulho Forense.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados