Açoriano Oriental
Trabalhadores que recuperam dívidas à Segurança Social estão hoje em greve
Os trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida (DGD) do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) fazem hoje greve em defesa de uma carreira adequada às suas funções e melhores condições de trabalho.
Trabalhadores que recuperam dívidas à Segurança Social estão hoje em greve

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o pré-aviso emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), os trabalhadores queixam-se da degradação do serviço por falta de recursos humanos, de baixas remunerações e da falta de uma carreira adequada às funções que desempenham.

"O SINTAP exige que o Governo inicie um processo negocial que tenha em vista a criação de uma carreira especial para os trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sintap, José Abraão.

O sindicalista lembrou que no início deste ano foram criadas carreiras especiais para os técnicos superiores da Direção-Geral do Orçamento (DGO), da Direção-Geral de Tesouro e Finanças (DGTF) e do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças.

Tendo em conta que também já foi anunciada a criação de uma carreira especial para os técnicos superiores do Instituto Nacional de Estatística (INE), José abrão disse que "não se compreende o porquê da tutela continuar a ignorar a especificidade e a relevância das funções dos trabalhadores do DGD do IGFSS".

Segundo o Sintap, nas secções de Processos do DGD, o rácio de cobrança por trabalhador ronda os 3 milhões de euros anuais.

Os cerca de 100 técnicos superiores do DGD dedicam-se, a nível distrital, à recuperação de dívidas à Segurança Social e "ganham em média 1.100 euros".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados