Açoriano Oriental
“The Art-Ist Great” apresenta artistas da nova geração

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada inaugura na próxima quinta-feira, dia 20 de janeiro, a exposição coletiva “The Art-Ist Great”, que ficará patente até dia 17 de março

“The Art-Ist Great” apresenta artistas da nova geração

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A exposição coletiva “The Art-Ist Great”, inaugurada na próxima quinta-feira, tem curadoria de Martim Cymbron e conta com jovens da ilha de São Miguel com formação académica na área artística, que são: Jake Raposo, Navi the Character, Sara Rocha Silva, Susana Aleixo Lopes, Verónica Melo, Vieira Pereira e Bárbara Jasmins.

Segundo disse ao Açoriano Oriental Martim Cymbron, “achei interessante realizar a exposição com uma nova geração. A exposição tem o intuito de divulgar os trabalhos de jovens artistas emergentes, embora considere que a artista Susana Aleixo Lopes possa estar já num patamar mais acima e o seu currículo fala por si, sem tirar o mérito aos outros participantes que também são excelentes artistas e até alguns com prémios ganhos e exposições feitas a nível nacional e internacional”.

Estarão patentes 13 peças e 42 desenhos, conjugando a escultura, a pintura e o desenho gráfico.

O curador confessa que “até ao momento conhecia muito poucos artistas novos”, frisando que “ainda bem que estas novas gerações existem e estão aí. Ainda bem que o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas abriu as portas aos artistas micaelenses e isso tem trazido uma nova dinâmica. Aliás, através daí que fui buscar artistas que estão lá a expor. Antes disso, praticamente não conhecia artistas desta nova geração”.

Questionado sobre como está a ser trabalhar com esta nova geração de artistas, Martim Cymbron refere que “há quem diga que trabalhar com um artista é extremamente difícil, trabalhar com sete deveria ser ainda mais, mas está ser muito fácil. Todos aceitaram e abraçaram este projeto com muito carinho”.

No que diz respeito ao nome da exposição “The Art-Ist Great”, o curador explica tratar-se de um jogo de palavras: “Podemos entender que o artista é grande ou a arte é grande. Esse nome foi pensado em conjunto com a Raquel Alvernaz. Apesar de o convite ter sido dirigindo a mim, inclui a Raquel Alvernaz porque tem um grande sentido estético e criativo. Estamos a trabalhar em conjunto nesta mostra e o nome também foi pensado em conjunto”.

A exposição conta ainda com um 'lettering' que foi escrito por dois escritores desta geração e “para tal convidei a Cátia Martins e o Tiago Paquete para existir uma interligação de idades e eles aceitaram com muito gosto”.

A poucos dias da inauguração, qualquer artista ou curador sente um nervoso miudinho. Martim Cymbron não é diferente, ainda que adiante que a montagem da mostra “é a parte mais fácil, o nervoso é mais na altura da inauguração e na expectativa que o público irá ter sobre a exposição. Este é que é o verdadeiro nervoso”, finalizou o curador.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados