Açoriano Oriental
Supremo Tribunal fixa à PT indemnização de 330 mil euros
O Supremo Tribunal de Justiça fixou hoje em perto de 330 mil euros a indemnização a pagar pela Portugal Telecom e respectiva companhia de seguros à família de uma mulher de Palmela que morreu electrocutada quando falava ao telefone.
Supremo Tribunal fixa  à PT indemnização de 330 mil euros

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, a que a agência Lusa teve acesso, o acidente ocorreu a 1 de Agosto de 2001, quando a mulher, agricultora de profissão e então com 29 anos, atendeu uma chamada no telefone fixo de casa e foi atingida por uma descarga eléctrica de 15 mil voltes.

A descarga eléctrica foi provocada pelo facto de o cabo do telefone ligado à casa das vítimas ter partido e se ter enrolado a um cabo de alta tensão da EDP existente no local.

Ao atender a chamada, mulher foi projectada para o chão, tendo ficado marcados na sua face os contornos do auscultador do telefone.

A blusa que tinha vestida ficou queimada e a mulher acabou por morrer 30 minutos depois, "fulminada por electrocussão".

Segundo o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, na manhã do dia do acidente, um técnico da PT passara no local, para uma acção de fiscalização de rotina ao estado dos equipamentos, mas "não detectou nenhuma anomalia".

O Supremo Tribunal de Justiça sustenta que a PT, "enquanto concessionária do serviço público de telecomunicações, tem a incumbência de manter em bom estado de segurança e conservação as infra-estruturas da rede básica de comunicações, desde logo para evitar qualquer perigo de acidente, sob pena de responder pelas consequências danosas que daí possam advir".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados