Açoriano Oriental
Ambiente
SPEA promove curso para guias turísticos este sábado
Com o objectivo de desenvolver e apoiar o turismo sustentável em São Miguel, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) realiza, no próximo fim-de-semana, um curso sobre a ZPE do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme
SPEA promove curso para guias turísticos este sábado

Autor: Luísa Couto
Melhorar o grau de conhecimento e consciencialização da população geral e dos agentes económicos sobre as vantagens do ecoturismo e a sua potencialidade na Região são apenas alguns dos objectivos do curso de guias turísticos,  levado a efeito pela  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) nos próximos dias 17 e 18.

A iniciativa, organizada pelo Centro Ambiental do Priolo,   destina-se a todos os guias, agentes turísticos da ilha  ou simplesmente interessados em turismo de natureza, que, desta forma, poderão usufruir de uma formação sobre a Zona de Protecção Especial (ZPE) do Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, as aves e a vegetação ali existentes.

Os interessados poderão ainda inscrever-se até  amanhã, dia 15, obtendo mais informações através  do telefone ou do endereço electrónico do Centro Ambiental do Priolo.

 Segundo referem os promotores, um dos objectivos da SPEA e deste projecto, realizado em parceria com a secretaria regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação, “é o de integrar, na conservação da Natureza, os benefícios socioeconómicos para as populações e a possibilidade de gerar oportunidades de negócio ligadas à Natureza”.

Até porque, como ficou já demonstrado no estudo socioeconómico elaborado pela SPEA, essa área apresenta-se como “um  importante motor da economia da Região”.

No entanto, alerta a SPEA, “para que tal aconteça é preciso que os empreendedores e as instituições estejam sensibilizados”.
Para isso, impõe-se a criação de uma rede de entidades que  consiga mobilizar as empresas e as instituições em torno de um interesse comum (neste caso a conservação do sítio) e assim  fomentar o desenvolvimento de actividades sustentáveis.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados