Açoriano Oriental
"Sol, Mar e Praia" inaugura esta noite o Ciclo de Cinema Antigo da Lagoa
Instituto Cultural Padre João José Tavares organiza esta quinta-feira a primeira sessão do Ciclo de Cinema Antigo da Lagoa com a exibição de dois filmes da década de 60 da autoria de Arnaldo Tavares
"Sol, Mar e Praia" inaugura esta noite o Ciclo de Cinema Antigo da Lagoa

Autor: Arthur Melo

O auditório da Sociedade Filarmónica 'Lira do Rosário', na cidade da Lagoa, vai receber, esta noite (21h00), a primeira sessão do “Ciclo de Cinema Antigo da Lagoa”, uma iniciativa do Instituto Cultural Padre João José Tavares.

"Sol, Mar e Praia" (datado de 1969) e um documentário sobre a ilha de São Miguel (de 1960) são as propostas para esta primeira noite, dois filmes da autoria de Arnaldo Tavares.

Pedro Leite, do Instituto Cultural Padre João José Tavares, revela-nos um pouco daquilo que poderá ser observado esta noite: “são dois filmes que nos vão possibilitar, um pouco, uma viagem no tempo. O primeiro filme está muito focado no Complexo de Piscinas da Lagoa, onde se podem ver as piscinas originais, os escorregas e toda a aquela área que inicialmente existiu; o segundo filme mostra-nos paisagens da ilha de São Miguel. É um registo histórico, onde se pode ver diverso património daquela data, um filme com cerca de 55 anos”.

Pedro Leite realça o cariz amador destas produções mas sublinha que os filmes vão proporcionar um autêntico regresso ao passado.

“São autênticos registos históricos que foram produzidos e realizados por Arnaldo Tavares que é um amador mas, como costumo afirmar, amador é todo aquele que ama realmente aquilo que está a fazer. E vê-se que ele com muita paixão, com muito amor, recolheu estas imagens que muitas das pessoas irão ver pormenores que se calhar desconhecem; outras irão rever algumas situações, rever imensas pessoas nos filmes que já não estão presentes entre nós. Mas é isso tudo que nos impele a fazer esta viagem no tempo e julgo que será uma noite bastante agradável”, expressa o organizador.

A primeira sessão do Ciclo de Cinema Antigo da Lagoa vai ter início pelas 21h00 com a exibição do filme "Sol, Mar e Praia".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados