Açoriano Oriental
Haiti
Sismo no Haiti matou 222 mil pessoas
O balanço do sismo que abalou o Haiti em 12 de Janeiro provocou 222 mil mortos e cerca de 300 mil feridos e prejuízos materiais estimados em 120 por cento do produto interno bruto de 2009.
Sismo no Haiti matou 222 mil pessoas

Autor: Lusa / AO online
Estas estimativas são avançadas pelo Fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Crianças (Unicef) quando passam seis meses da catástrofe e os efeitos persistem.

A destruição foi agravada pelas debilidades das instituições e das estruturas de governança deste país, que é o mais pobre do Hemisfério Ocidental e ocupou o 149.º lugar, entre 182 países, no índice de Desenvolvimento Humano da ONU.

A dimensão da destruição material, quantificada em 7,86 mil milhões de dólares, motiva que ainda hoje existam 1,6 milhões de pessoas, metade das quais crianças, de uma população de 9,9 milhões, a viverem em 1190 acampamentos improvisados.

O sismo, que atingiu os 7,0 graus na escala aberta de Richter, provocou, entre outras, a destruição de 188 mil casas, 3978 escolas e 22 por cento de todas as infra-estruturas de saúde.

O contributo da Unicef tem-se distribuído pela protecção das crianças, alimentação, educação, saúde, e ainda no campo da água, higiene e saneamento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados