Sismo de 4.3 na escala de Richter sentido em São Miguel e Santa Maria

Sismo de 4.3 na escala de Richter sentido em São Miguel e Santa Maria

 

Lusa/Ao online   Regional   6 de Abr de 2019, 16:44

Um sismo de 4.3 na escala de Richter foi sentido este sábado nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, sem causar danos, segundo as autoridades.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informou que o sismo foi registado às 07:54 locais (menos uma hora do que em Lisboa) e teve o seu epicentro "a cerca de 13 quilómetros a este/noroeste dos ilhéus das Formigas, ao largo da ilha de S. Miguel".

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V na Escala de Mercalli Modificada na Povoação", ilha de São Miguel, tendo sido sentido com intensidade IV na Ribeira Quente e Faial da Terra, no concelho da Povoação, e em Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo.

O sismo foi também sentido com intensidade III/IV em Água Retorta e Furnas, no concelho da Povoação, nos Fenais da Ajuda e na Maia, no concelho da Ribeira Grande.

Foi ainda sentido com intensidade III na Salga, no concelho do Nordeste, S. Brás, Porto Formoso e Conceição, no concelho da Ribeira Grande, e com intensidade II em Santo Espírito, na ilha de Santa Maria.

Contactada pela agência Lusa, a Proteção Civil dos Açores indicou não haver registo de danos materiais causados pelo sismo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, em situações de sismo, que sejam tomadas, entre outras, medidas de autoproteção como não acender "fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás", ou ter cuidado com "vidros partidos ou cabos de eletricidade".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.