Açoriano Oriental
Síria: Washington receia que gás sarin tenha sido utilizado

Os Estados Unidos receiam que gás sarin tenha sido utilizado recentemente na Síria, declarou esta sexta-feira à imprensa o secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis.

Síria: Washington receia que gás sarin tenha sido utilizado

Autor: Lusa/AO online

Cloro foi utilizado “em várias ocasiões” em ataques na Síria, disse Mattis, questionado por jornalistas no Pentágono sobre acusações feitas na véspera por responsáveis do Departamento de Estado.

“Mas o que nos preocupa mais é a possibilidade de gás sarin ter sido utilizado” recentemente, adiantou, precisando que os Estados Unidos não têm de momento provas que apoiem essa hipótese.

Organizações não-governamentais e grupos rebeldes “dizem que foi utilizado gás sarin. Por isso procuramos provas”, disse Mattis.

O ministro da Defesa dos Estados Unidos advertiu o regime sírio de que seria “errado violar novamente a convenção sobre as armas químicas”.

Um alto responsável norte-americano afirmou na quinta-feira que o regime de Bashar al-Assad e o grupo extremista Estado Islâmico “continuam a utilizar armas químicas”.

Um outro responsável declarou que o Presidente Donald Trump “não exclui qualquer” opção e que “o uso da força militar continua a ser estudado”.

As declarações seguiram-se a informações sobre novos ataques com cloro e sarin, incluindo a de um ataque químico na quinta-feira a Douma, um enclave rebelde sitiado no leste de Damasco, que ainda não foi confirmado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados