Açoriano Oriental
Setor leiteiro em marcha lenta no dia 23 pela "regulação pública da produção" na UE
A Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC) anunciou que vai realizar uma marcha lenta no distrito de Aveiro, no dia 23 de agosto, exigindo a "regulação pública da produção" em todos os países da União Europeia.
Setor leiteiro em marcha lenta no dia 23 pela "regulação pública da produção" na UE

Autor: Lusa/AO online

Em comunicado, a APPLC esclarece que o protesto será levado a cabo por tratores entre Válega e Estarreja e refere que produção nacional vai continuar a viver uma "triste angústia enquanto os decisores políticos da União Europeia (UE) não tiverem vontade política para alterar a situação e atacar o problema de fundo".

A crise do setor leiteiro, refere a associação, foi "originada pela União Europeia ao acabar com as quotas de produção nacional nos seus países membros", o que "levou a uma acentuada baixa de preços na produção e originou o encerramento de diversas pequenas, médias e até grandes explorações".

Por isso, a associação exige a "regulação pública da produção em todos os países do espaço da UE".

Segundo a APPLC, que volta a acusar a UE de "ausência de vontade politica" para resolver os problemas do setor leiteiro, a comunidade europeia "tem vindo a entreter os produtores e produtoras, a oferecer-lhes umas migalhas - pequenos subsídios que não resolvem coisa nenhuma", apontando os "perto de quatro milhões de euros que vão ser atribuídos brevemente em prémio por vaca para reduzirem voluntariamente a produção".

Os produtores de leite e carne defendem que "Portugal não precisa de diminuir a produção porque produz de acordo com a sua necessidade de consumo", aconselhando a UE "a recorrer aos países excedentários" para reduzir a produção de leite.

Assim, a APPLC enquadra a marcha lenta marcada para dia o 23 como forma de "dar corpo ao descontentamento existente" e de "contestar o abuso de alguns que está a levar os produtores e produtoras à ruína".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados