Açoriano Oriental
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à chuva forte
Sete ilhas dos grupos central e oriental dos Açores estão esta sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à chuva forte

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os grupos central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) dos Açores vão estar sob aviso laranja entre as 05h00 e as 12h00 de hoje devido à previsão de chuva forte.

A previsão de chuva forte levou também o IPMA a colocar o grupo ocidental (Flores e Corvo) sob aviso amarelo entre as 05h00 e as 12h00.

O instituto colocou ainda o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de trovoada.

Na quinta-feira, o arquipélago dos Açores esteve sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, afetando sobretudo a ilha de São Miguel e Terceira.

No concelho do Nordeste, ilha de São Miguel, o mau tempo causou danos em 21 habitações e oito famílias tiveram de dormir fora de casa.

O aviso laranja implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje nos grupos oriental e central céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva e aguaceiros, que pontualmente poderão ser fortes durante a madrugada e início da manhã e vento do quadrante sul fraco a bonançoso.

No grupo ocidental prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes durante a madrugada e vento do quadrante oeste fraco a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre 20 e 24 graus Celsius, na Horta e Angra do Heroísmo entre 19 e 25 e em Ponta Delgada entre 18 e 24.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados