Açoriano Oriental
Serviços da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dos Açores disponíveis na internet

Alguns dos serviços prestados pela Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores estão já disponíveis através de Skype ou Facebook, sete dias por semana, num horário alargado.

Serviços da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dos Açores disponíveis na internet

Autor: Lusa/AO Online

"Vamos a partir de agora disponibilizar através de plataformas digitais os serviços que estão disponíveis neste momento nas lojas ou que estavam disponíveis na linha verde", adiantou, em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila.

Segundo o governante, nos últimos anos tem aumentado a procura dos açorianos pela rede que dispõe atualmente de mais de 50 balcões nas nove ilhas dos Açores.

"A RIAC é um serviço que tem tido uma enorme adesão e um enorme sucesso. Posso dizer que no último ano a RIAC fez 752 mil atendimentos, ou seja, em média cada açoriano recorreu pelo menos três vezes à RIAC, o que representou um crescimento de 13% face ao ano anterior", salientou Sérgio Ávila.

Nesse sentido, o executivo açoriano decidiu permitir o acesso aos serviços prestados na RIAC através de novas plataformas, como o chat, o Skype e o Facebook.

"Nós entendemos que tendo em conta as novas tecnologias e as novas plataformas digitais e a mudança que ocorreu na forma de comunicação e de acesso à informação, a RIAC também se devia adaptar a estes novos tempos", explicou o vice-presidente do Governo Regional.

Já era possível aceder a alguns serviços através de uma linha telefónica, mas as novas tecnologias facilitarão o acesso pela internet, entre as 9 horas e as 22h30, de segunda a sábado, e entre as 10 horas e as 21h30, aos domingos.

"Acedendo ao portal da RIAC ou através da página do Facebook da RIAC, todos os açorianos passarão, a partir de agora, na sua casa e de forma cómoda a aceder a todos os serviços que a RIAC tem no âmbito do seu 'call center'", apontou Sérgio Ávila, destacando as facilidades destas novas plataformas para os imigrantes açorianos.

Por enquanto, continuam a existir alguns serviços que obrigam à presença física dos cidadãos, como a renovação do cartão de cidadão, mas segundo o vice-presidente do executivo açoriano no próximo ano deverá ser criada mais uma medida para tornar o processo mais célere.

"Vamos desenvolver um conjunto de quiosques interativos 'self-service', que serão colocados em sítios diferentes, fora das lojas, de forma a que os açorianos possam aceder aos serviços que obrigam à presença física, a uma fotografia digitalizada, sem ser com acesso às lojas", frisou.

A linha telefónica e as novas plataformas serão respondidas por uma equipa de 10 funcionários, que trabalha por turnos, mas o vice-presidente do executivo açoriano admitiu a possibilidade de "alargar os recursos humanos afetos a esta funcionalidade", se a procura por estes serviços aumentar.

Atualmente, a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dos Açores "presta 532 serviços diferenciados, de 65 entidades".


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