Açoriano Oriental
Serviço de doação de sangue retoma funcionamento nas instalações do HDES

Prossegue a retoma faseada dos serviços no Hospital de Ponta Delgada que disponibiliza uma página online com perguntas e respostas atualizadas com informações para a população

Serviço de doação de sangue retoma funcionamento nas instalações do HDES

Autor: Carolina Moreira

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, revelou que já retomou o serviço de doação de sangue no quarto piso das suas instalações, disponibilizando a atividade de segunda a quinta-feira, entre as 8h30 e as 15h00, e à sexta-feira e vésperas de feriado entre as 8h30 e as 12h30.

O hospital de Ponta Delgada vai retomando assim, de forma faseada, alguns dos seus serviços, sendo disso exemplo a retoma dos tratamentos oncológicos que se iniciaram na passada segunda-feira, a alguns doentes.

O HDES também disponibiliza à população informação atualizada diariamente na sua página de internet (www.hdes.pt), na secção denominada “FAQ incêndio HDES”, onde coloca perguntas e respostas que poderão auxiliar no esclarecimento de utentes e respetivas famílias.

Na página é possível ter acesso a linhas de apoio, informações destinadas a familiares de doentes internados, grávidas e a outras condições ginecológicas, havendo ainda indicações sobre os cuidados paliativos, análises, exames e tratamentos, renovação de receitas e baixas médicas e ainda pedidos de informação clínica.

Indicações sobre o posto médico avançado, o serviço de oncologia médica e psiquiatria também podem ser encontradas na página online do Hospital de Ponta Delgada.

Recorde-se que o incêndio no HDES, que deflagrou pelas 9h40 de domingo, dia 4 de maio e só foi declarado extinto às 16h11 desse mesmo dia, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados para vários locais dos Açores, Madeira e continente e levou ao encerramento de todos os serviços do hospital.

No dia seguinte, o Governo Regional declarou a situação de calamidade pública para “acelerar procedimentos” que permitam normalizar, num “curto espaço de tempo”, a atividade da maior unidade de saúde açoriana.

Entretanto, a direção clínica do hospital de Ponta Delgada anunciou que o HDES vai ser reativado lentamente.

De referir que ainda não foi divulgada uma contabilização dos estragos do fogo. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados