Açoriano Oriental
Festas
Semana do Mar começa domingo no Faial
A cidade da Horta acolhe a partir de domingo a Semana do Mar, a maior festa que se realiza na ilha do Faial, nos Açores, que inclui aquele que é considerado o maior festival náutico de Portugal.
Semana do Mar começa domingo no Faial

Autor: LUSA/AOnline

O programa da Semana do Mar, uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta, integra dezenas de atividades de cariz cultural e recreativo, mas é a vertente desportiva, com inúmeras provas náuticas, que lhe dá uma dimensão nacional e internacional.

As provas desportivas, cuja organização está a cargo do Clube Naval da Horta, incluem regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros e competições de remo, canoagem, jet ski, natação, pólo aquático, pesca desportiva, windsurf e mergulho, entre outras iniciativas.

No total, o festival náutico abrange 13 modalidades, envolvendo cerca de um milhar de atletas oriundos de várias ilhas dos Açores, do continente e de vários países europeus.

No quadro da Semana do Mar, a Baía da Horta vai acolher o VII Encontro Internacional de Vela Ligeira, que conta com a participação de centenas de jovens velejadores nacionais e estrangeiros nas classes Optimist, L’Equipe, 420 e Laser.

Por outro lado, está também prevista a chegada à Horta durante a próxima semana dos velejadores que participam na primeira etapa da regata oceânica Les Sables-Açores-Les Sables, disputada entre a costa francesa e o arquipélago português.

A Semana do Mar também se festeja em terra, onde vão decorrer dezenas de espetáculos musicais que atraem milhares de pessoas, entre os quais muitos turistas.

Este ano, as principais atrações são Quim Barreiros, Áurea, The Legend (banda de tributo a Bob Marley), Amor Vilão e o DJ Fernando Alvim, além de muitos outros artistas e grupos regionais e locais.

A Semana do Mar inclui também uma feira gastronómica, que leva ao Faial os sabores tradicionais de algumas regiões portuguesas, além da Expo-Mar, uma mostra de atividades económicas exclusivamente ligada ao setor náutico.

Um cortejo náutico em honra de Nossa Senhora da Guia e um corso etnográfico em que estão representadas todas as freguesias do Faial integram também o programa da Semana do Mar, que também inclui percursos pedestres e provas desportivas, entre outras iniciativas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados