Açoriano Oriental
Seis barras fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima

Seis barras de Portugal continental estão esta quinta-feira fechadas à navegação e quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima, de acordo com informação disponível no ‘site’ da Marinha Portuguesa.

Seis barras fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima

Autor: Lusa/AO online

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Esposende e Ericeira estão hoje fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A barra marítima de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros e as de Aveiro e Figueira da Foz a barcos de comprimento inferior a 35 metros.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido a assoreamento, devendo a navegação ser feita apenas na preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos estão sob aviso amarelo até às 18:00 de sexta-feira por se esperarem ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã, períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros durante a manhã que serão de neve acima de 1200/1400 metros, descendo gradualmente a cota para os 800 metros.

A previsão aponta também para condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial no litoral Norte e a partir da manhã, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se de noroeste a partir da manhã, soprando moderado no litoral, com rajadas até 60 quilómetros por hora durante a tarde, e forte nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Está também prevista uma subida da temperatura mínima na região Centro, em especial no litoral e pequena descida da temperatura máxima.

No sul está previsto céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva fraca, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se de noroeste a partir da manhã, soprando moderado no litoral oeste e forte nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, exceto no Alto Alentejo e Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 0 graus Celsius (na Guarda) e os 09 graus (em Lisboa) e as máximas entre os 06 graus (na Guarda) e os 15 (em Faro).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados