Açoriano Oriental
Secretária de Estado do Turismo abordou questões laborais com a Ryanair

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou esta quinta-feira que examinou numa reunião em Dublin com a transportadora aérea Ryanair a operação em todos os aeroportos nacionais, assim como “questões laborais”.

Secretária de Estado do Turismo abordou questões laborais com a Ryanair

Autor: Lusa/AO Online

Na sequência de críticas do Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Ana Mendes Godinho disse que “todas as situações relativas a Portugal foram tratadas, incluindo questões laborais”, escusando-se a desenvolver mais o assunto.

À margem da IV Cimeira do Turismo Português, a decorrer em Lisboa, a governante afirmou que o encontro visou uma “avaliação geral da Ryanair em Portugal, nomeadamente o planeamento das próximas operações” da companhia no país e como “se pode evoluir em todos os aeroportos”.

“O transporte aéreo é crucial para Portugal e para nós é fundamental esta articulação com todas as companhias aéreas. Faço isto regularmente, porque é uma das missões prioritárias que tenho: captar rotas para Portugal”, recordou.

Ana Mendes Godinho indicou que, nos últimos dois anos, houve 220 novas operações para Portugal.

Na quarta-feira, em comunicado, o SNPVAC tinha felicitado a Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competência e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, por ter “compelindo essa empresa [Ryanair] a mudar a sua postura relativamente às condições laborais”, enquanto qualificou de “inaceitável e incompreensível que a sra. Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, tenham visitado a sede da Empresa Ryanair em Dublin”.

“E ao invés de aproveitarem a ocasião para exigirem o cumprimento imediato da Constituição da República Portuguesa e das leis nacionais ao CEO [presidente executivo] da empresa, Michael O’Leary, preferiram realizar uma sessão fotográfica particular publicando de seguida, e com grande satisfação pessoal, uma fotografia numa rede social”, segundo o sindicato.

O sindicato lamentou a “atitude de profundo desrespeito pelos portugueses em geral, e de desprezo pelos tripulantes de cabine portugueses da Ryanair, em particular”.

“O SNPVAC mostra-se, no mínimo, desiludido perante esta atitude de subordinação por parte de um representante do Governo à empresa Ryanair”, lê-se no comunicado.

O sindicato referiu esperar um “esclarecimento cabal” do Governo e exigiu que a secretária de Estado do Turismo e o presidente do Turismo de Portugal “assumam as responsabilidades políticas desta atitude inqualificável perante os trabalhadores da Ryanair e todos os portugueses”.

“Assim, não havendo consequências políticas deste triste episódio e o Governo de Portugal continue a não exigir à Ryanair o cumprimento integral da Constituição e das leis nacionais, iremos responsabilizar também o executivo português por todas as ações que o SNPVAC será obrigado a tomar para que o cumprimento da lei nacional seja uma realidade”, conclui o comunicado.

Tripulantes de bases de seis países, incluindo Portugal, e pilotos da Holanda e da Alemanha da Ryanair vão estar em greve, na sexta-feira.

Os trabalhadores têm reivindicado a aplicação das leis laborais nacionais e não as irlandesas.

Na quarta-feira, a companhia aérea de baixo custo reviu em baixa o número de voos que vão ser cancelados, na sexta-feira, devido à greve agendada para 150, dos 190 inicialmente previstos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados