SATA Rallye Açores no IRC/Eurosport

SATA Rallye Açores no IRC/Eurosport

 

Susete Rodrigues   Motores   30 de Out de 2007, 10:09

O Grupo Desportivo Comercial entra na história ao assinar um contrato, na Suíça, com o IRC/Eurosport. A prova rainha do automobilismo açoriano irá ter maior visibilidade e projecção em todo o mundo. Foi pedida a realização de um DVD promocional da prova, que passará na Eurosport.
O SATA Rallye Açores deu um passo em frente, rumo ao campeonato IRC - Intercontinental Rally Challenge, uma prova em que entram os Super 2000, carros do Grupo A e do Grupo N. O Grupo Desportivo Comercial (GDC), na pessoa do seu presidente, Francisco Coelho, assinou um acordo na Suíça com Jacques Behar, presidente do IRC.
O SATA Rallye Açores foi o primeiro rali do Mundo a assinar com o IRC este contrato de “Sport Event”, numa reunião em que estavam presentes oito presidente de diversos países,” mas o IRC escolheu os Açores como primeiro rali”, afirmou Francisco Coelho uma hora depois de ter chegado a São Miguel e de ter conseguido um feito histórico para a prova, para o GDC e para os Açores em geral.
Claro que foram necessárias muitas conversações, mas no final tudo foi compensado.
“Isto é um feito muito grande para o GDC e desta direcção. É um grande orgulho para nós e para os Açores. Foi um passo muito importante”, diz orgulhoso Francisco Coelho, explicando que desde ontem que “já utilizamos os logótipos e fazemos parte do Team IRC/Eurosport. Durante um ano vamos estar em observação perante a entidade do IRC”, acrescentando que “tudo leva a crer que em 2009 estaremos no Campeonato IRC”.
Esta é sem dúvida a confirmação do grande reconhecimento que o SATARallye Açores tem vindo a ter nos últimos anos, em termos internacionais e mundiais. “Houve um reconhecimento do SATA Rallye Açores, pelas suas características técnicas, pelo trabalho desenvolvido e pelas avaliações técnicas e observações da prova ao longo destes anos”, diz o presidente do GDC.

Link no IRC/Eurosport
A partir deste momento o SATARallye Açores já tem um link no IRC/Eurosport e também terá direito a “uma divulgação de três minutos na Eurosport, durante todos os eventos, como divulgação da prova”. Como tal há que arregaçar as mangas e começar a preparar o DVD promocional que foi pedido porque “já fazemos parte da família IRC Team, onde iremos utilizar todos os logos e a Eurosport começará a divulgar as nossas provas a partir de 2008”.

Muito trabalho pela frente
Com este contrato, o GDC tem muito trabalho pela frente. Francisco Coelho frisa que “teremos que nos reorganizar novamente e adaptarmo-nos a um novo tipo de exigências de uma prova do IRC.” Para ser ter uma ideia mais concreta, o IRC Rally Challenge é um evento intercontinental onde há ralis desde a China, passando pela Europa e dá “um salto ao chegar aos Açores”, refere o presidente do GDC.
O modo como irá decorrer todo este processo passa pelo SATARallye Açores em 2008 ser observado pelas entidades do IRC. Por isso a próxima edição da prova rainha do automobilismo açoriano terá que ter uma organização muito “mais eficaz e uma resposta mais eficiente. Iremos ter mais trabalho, mas esse irá de facto ser bastante gratificante porque foi um passo notável, não só para o GDC como para o automobilismo nos Açores”.
Saliente-se que este facto vem dar uma lufada de ar fresco ao GDC, que teve as suas provas em causa devido a problemas financeiros.
Francisco Coelho recorda que aquando da sua posse (Abril 2007) “ninguém garantia que o calendário regional se cumprisse, que o Rallye da Lagoa e da Ribeira Grande iriam realizar-se. O Rallye da Lagoa já se realizou e o da Ribeira Grande irá para a estrada no d ia 11 de Novembro”, afirma, para reforçar que “eu assumi este compromisso perante os sócios do GDC e assim o cumprirei”.

Apresentação da prova na segunda-feira
A última prova do Campeonato de Ralis dos Açores e do Campeonato Regional dos Açores (VSH) vai para a estrada dentro de duas semanas, com a realização do Rali da Ribeira Grande.
A organização da prova, o Grupo Desportivo Comercial, irá realizar na próxima segunda-feira, dia 5 de Novembro, a apresentação deste rali.
Francisco Coelho não quis adiantar muito sobre o figurino da prova da Ribeira Grande, mas confirmou que há algumas novidades em termos de “espectacularidade porque foi isto que direcção tentou fazer, ou seja, trazer algo de novo para o fecho da temporada”.
Recorde-se que nesta prova está em jogo o título de campeão do Regional dos Açores (VSH), já que os restantes títulos já foram atribuídos na penúltima prova, isto é, no Rallye da Lagoa.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.