Açoriano Oriental
Automobilismo
SATA Rallye Açores no calendário do IRC2010
Francisco Coelho, presidente do Grupo Desportivo Comercial, anunciou, oficialmente, a entrada da prova no calendário do próximo ano
SATA Rallye Açores no calendário do IRC2010

Autor: Arthur Melo

O acordo entre entre o Grupo Desportivo Comercial e a direcção executiva do Intercontinental Rally Challenger/Eurosport foi firmado ao início da noite de sexta-feira, num contrato que hoje de manhã Francisco Coelho exibiu em Ponta Delgada.

Nos últimos três dias, o presidente da Comissão Organizadora do maior evento promocional e desportivo da Região, esteve em Paris presente em várias reuniões com os responsáveis do Campeonato, conseguindo materializar o desejo de todos os amantes do automobilismo açoriano.

Embora o calendário oficial de 11 provas apenas seja definitivamente conhecido na próxima semana - após homologação por parte da Federação Internacional do Automóvel -, certo é que a prova vai decorrer entre os dias 15 e 17 Julho, o que coloca o rali açoriano como a prova quye terá lugar após o Belgium Ypres Rally e antes do Rallye Vinho da Madeira.

Segundo disse na sede do clube, situada na Lagoa, a intenção do Grupo Desportivo Comercial era que a prova tivesse lugar nos dias 29, 30 de Abril e 1 de Maio do próximo. Todavia, essa data não foi aceite pela organização porque seguir-se-ia ao Rali da Argentina e a proximidade da realização das duas provas impediria que toda a logística da prova e das equipas participantes pudesse estar, a tempo e a horas, em São Miguel.

Os exigentes troços no magnífico enquadramento paisagístico da ilha, a satisfação transmitida pelos responsáveis da marcas que disputam o Campeonato (Peugeot, Abarth, Skoda e Ralliart foram as que cá estiveram representadas entre 7 e 9 de Maio último) e a nota positiva concedida pelo Observador FIA foram os principais argumentos que jogaram a favor do rali que já tinha o estatuto, para 2010, de Official Supporter Event mas que passa para prova principal do calendário, possivelmente a sexta das onze que vão ter lugar.

A confirmação apenas surgirá no decorrer da próxima semana mas certo é que para além das já citadas também fazem parte do calendário de 2010 Monte Carlo - prova de abertura -, Brasil, Escócia e Chipre sendo, segundo disse Francisco Coelho, estiveram em cima da mesa catorze candidaturas para um calendário de onze provas, nas quais já se inclui o SATA Rallye Açores.

Curiosamente, a realização do rali acontece no ano em que o Grupo Desportivo Comercial comemora as suas Bodas de Ouro (50 anos), prevendo-se a nove meses de distância uma grande festa do automobilismo e dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados