Açoriano Oriental
SATA envia carta aos sindicatos para "reiterar" disponibilidade de diálogo
A administração da SATA enviou uma carta aos sindicatos que convocaram greves na empresa para as próximas semanas para lhes "reiterar" a sua "disponibilidade" para debater "aspetos" não "vedados por lei", "num esforço de diálogo e concertação".
SATA envia carta aos sindicatos para "reiterar" disponibilidade de diálogo

Autor: Lusa/AO Online

 

A carta, a que agência Lusa teve acesso, foi enviada aos cinco sindicatos que representam trabalhadores da companhia aérea açoriana que entregaram um pré-aviso de greve para 23, 24 e 25 de abril e 02, 03 e 04 de maio, fazendo coincidir a paralisação com o rali dos Açores e as festas do Santo Cristo, em São Miguel.

“Como é do vosso conhecimento, estas datas são de extrema importância para a realização de receita por parte das empresas do Grupo SATA, afigurando-se mesmo como essenciais para que a empresa possa ter os recursos necessários para satisfazer as suas obrigações, inclusive perante os trabalhadores”, escreve o presidente do Conselho de Administração da empresa, António Gomes de Menezes, na carta que enviou aos sindicatos.

António Gomes de Menezes diz considerar que, neste contexto, “se reforça a necessidade de manter os esforços de diálogo e de entendimentos entre todos os envolvidos com o objetivo de alcançar uma solução que sirva os interesses dos trabalhadores e da companhia”.

“E se é certo que matérias há em que a lei nos limita e condiciona, outras há em que será possível trabalhar num diálogo que permita ultrapassar a presente situação. Assim, gostaria de reiterar, mais uma vez, a disponibilidade da Administração a que presido no sentido de, num esforço de diálogo e concertação, poder debater todos os aspetos que relevando para os interesses dos trabalhadores e da empresa, não nos estejam vedados por lei”, acrescenta.

A greve foi convocada pela não aplicação na SATA do acordo que os sindicatos assinaram com a administração da TAP com o objetivo de evitar os cortes salariais médios de 5% previstos no Orçamento do Estado.

O Governo dos Açores, que tutela a SATA, tem reiterado que no caso da companhia aérea açoriana, só seria possível evitar esses cortes violando a lei do Orçamento do Estado, recusando dar indicações à empresa para cometer uma “ilegalidade”.

São cinco os sindicatos que aderiram à greve: Sindicato Nacional do Pessoal da Aviação Civil, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves e o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.