Açoriano Oriental
São Paulo recebe "Encontro Revolução dos Cravos e os Trânsitos Coloniais"
Conferéncias e conversas sobre política, trânsitos coloniais, identidades, ideais, música e resistência farão parte do "I Encontro Revolução dos Cravos e os Trânsitos Coloniais", que será realizado a partir desta terça-feira, em São Paulo.
São Paulo recebe "Encontro Revolução dos Cravos e os Trânsitos Coloniais"

Autor: Lusa/AO Online

 

O evento começará com uma conferéncia do jornalista brasileiro Fernando Morais, com o tema "40+1, Cravos e Revoluções", na Casa de Portugal, na noite do dia 14 de abri. A programação do Encontro irá tanto relembrar o regime autoritário como de abordar as atuais relações entre Portugal e os países lusófonos.

Organizado pela Casa de Portugal, pelo Centro Cultural 25 de abril e com recursos da lei de incentivo do Ministério da Cultura brasileiro, além de apoio da Universidade de São Paulo, o encontro contará com a presença de professores de História e investigadores, além da cantora de fado Mísia.

A segunda atividade ocorre no dia 16 de abril, com uma conferéncia num auditório da Universidade de São Paulo (USP) sobre "A Revolução dos Cravos ontem e hoje", com cinco acadêmicos.

No dia 22, o evento tem uma conferéncia da antropóloga brasileira Bela Feldman Bianco, na Casa de Portugal, sobre os trânsitos coloniais e a revolução dos cravos.

Um dia depois, uma mesa redonda irá discutir as identidades subalternas, com três palestrantes.

No mesmo dia, haverá uma conferéncia sobre Conversas Musicais, que abordará o fado, a modinha e a resistência, com cinco artistas participantes, entre eles os múdicos Mísia, Pedo Moutinho e Daniel Pinto.

No dia 06 de maio haverá um debate sobre os ideais de Abril e a atual crise na Europa e, para encerrar o evento, no dia 07, ocorrerá uma conferência de encerramento e uma cerimónia na Câmara Municipal de São Paulo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados