Açoriano Oriental
Santos Silva visita Tunísia e Argélia e participa em reunião de ministros do Med Group
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realiza a partir de quarta-feira visitas oficiais à Tunísia e à Argélia para encontros com as autoridades destes países magrebinos e com representantes das empresas nacionais nestes dois mercados, foi hoje anunciado.
Santos Silva visita Tunísia e Argélia e participa em reunião de ministros do Med Group

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o ministro visitará a Tunísia na quarta e na quinta-feira, deslocando-se depois a uma reunião do Med Group no Chipre, e estará na Argélia no sábado e domingo.

Tunísia e Argélia são considerados “dois mercados de grande importância para a internacionalização da economia portuguesa”.

Com estas visitas oficiais e depois de se ter deslocado nos dias 11 e 12 deste mês a Marrocos, o ministro terá visitado as três capitais magrebinas, “que constituem uma prioridade para a política externa portuguesa, no campo do relacionamento político, económico e cultural”.

Em Tunes, o ministro será recebido pelo Presidente da República tunisina, Béji Caïd Essebsi, pelo chefe do Governo, Habib Essid, e pelo presidente da Assembleia dos Representantes do Povo, Mohamed Ennaceur.

Santos Silva reunir-se-á com o seu homólogo, Kheamies Jhinaoui, com quem debaterá a agenda bilateral. Num encontro com o ministro do Desenvolvimento, do Investimento e da Cooperação Internacional, Yassine Brahim, o governante português terá oportunidade de discutir os aspetos económicos do relacionamento entre Portugal e a Tunísia.

Está ainda previsto um encontro com o ministro do Interior, Hédi Majdoub.

O programa na Tunísia inclui também um encontro com a comunidade portuguesa, que decorrerá na embaixada de Portugal em Tunes, e uma visita à universidade de Manouba, onde funciona um leitorado de português.

Já na Argélia, o ministro será recebido pelo Presidente, Abdelaziz Bouteflika, e pelo primeiro-ministro, Abdelmalek Sellal.

“Os múltiplos assuntos de interesse comum no âmbito bilateral e regional serão analisados em reuniões com Ramtane Lamamra, chefe da diplomacia argelina, e com Abdelkader Massahel, o ministro dos Assuntos Magrebinos, da União Africana e da Liga Árabe”, refere ainda a nota do MNE.

O programa, entre sábado e domingo, inclui ainda um encontro, na embaixada de Portugal em Argel, com um conjunto selecionado das principais empresas portuguesas estabelecidas no mercado argelino.

A Argélia é, para Portugal, o 13.º mercado em termos de exportações de bens, e o 18.º fornecedor, com especial destaque para as importações de gás natural.

Antes da Argélia, o ministro desloca-se ao Chipre, para participar, na sexta-feira, no terceiro encontro ministerial do Grupo Informal do Mediterrâneo, conhecido como Med Group.

O Med Group, que integra os chefes da diplomacia de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Malta e Chipre, discutirá nesta reunião assuntos como as relações entre o Irão e os países árabes e o seu impacto na crise síria e também no Líbano.

Serão também abordados “os recentes desenvolvimentos políticos na Líbia e o compromisso da União Europeia na luta contra o terrorismo, assim como o melhor ajustamento das relações de parceria institucionais entre a União Europeia e o mundo árabe para fazer face aos novos desafios”, acrescenta o comunicado do ministério.

O Med Group foi estabelecido em 2013 e os ministros dos Negócios Estrangeiros destes sete países reúnem-se anualmente. Em paralelo, os representantes permanentes destes países junto da União Europeia mantêm encontros mensais em Bruxelas para melhor coordenação em temas de interesse comum.

À margem do encontro do Med Group, Santos Silva terá um jantar de trabalho com o seu homólogo cipriota, Ioannis Kasoulides, no qual também participarão o presidente da Câmara dos Deputados, Yannakis Omirou, e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Myron Nicolatos.

Neste encontro, serão debatidos os principais temas da agenda bilateral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados