Açoriano Oriental
Política
Rússia reconhece independência da Ossétia do Sul e Abkházia
O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou o reconhecimento da independência das repúblicas separatistas georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia.
Rússia reconhece independência da Ossétia do Sul e Abkházia

Autor: Lusa/AO online
    "Assinei os decretos sobre o reconhecimento pela Rússia da independência da Ossétia do Sul e da Abkházia. A Rússia apela aos outros Estados a que sigam o seu exemplo", afirmou Medvedev, numa declaração solene através da televisão russa.

    "Não é uma opção fácil, mas é a única opção para preservar as vidas das pessoas", disse.

    "Tbilissi fez a sua escolha na noite de 07 para 08 de Agosto (ao lançar uma ofensiva militar contra a Ossétia do Sul). (O presidente georgiano Mikhail) Saakachvili optou pelo genocídio para atingir os seus objectivos políticos", alegou Medvedev.

    "Traçou assim uma cruz sobre todas as esperanças de coabitação pacífica de Ossetas, Abkhazes e georgianos num mesmo Estado", prosseguiu o presidente russo.

    "Compreendemos que, depois do que se passou em Tskhinvali (capital da Ossétia do Sul) e do que estava planificado para a Abkházia, (Ossetas e Abkszes) têm o direito de decidir eles próprios o seu destino", acrescentou.

    O Parlamento russo exortara segunda-feira Madvedev a reconhecer as duas repúblicas independentistas da Geórgia, tendo elas próprias apresentado um pedido solene nesse sentido uma semana antes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados