Açoriano Oriental
Eleições Autárquicas
Rui Teixeira critica política de "especulação imobiliária" em Ponta Delgada

O candidato da CDU à Câmara de Ponta Delgada, Rui Teixeira, criticou a política de urbanismo dos “vários executivos camarários” que "têm dado espaço à especulação imobiliária".


Autor: Lusa/AO online

“A política da Câmara está sobretudo voltada para a especulação imobiliária, dando espaço para que se encontre lucro injustificado à custa de pior habitação, pior água, pior recolha de lixo e, no fundo, o que se traduz é em pior qualidade de vida para os cidadãos a favor do enriquecimento injustificado de alguns”, afirmou Rui Teixeira.

O candidato falava em declarações aos jornalistas, numa ação de campanha na rotunda de Santa Clara, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Rui Teixeira justificou a escolha do local em causa, para a ação, “de forma simbólica”, tendo em conta que foi “uma conquista da CDU a retirada dos depósitos de combustível” daquela zona de Santa Clara, junto à orla marítima, “e a possível conquista" do espaço para usufruto da população.

“Este espaço, tal como outros da cidade, devem ser para benefício da população e não como tem acontecido para a especulação imobiliária”, referiu o candidato da CDU, salientando que os “locais emblemáticos” da cidade “podem e devem ser colocados para usufruto da população”.

A candidatura da CDU à Câmara de Ponta Delgada considerou que “há muito que o concelho tem sofrido um desenvolvimento ao sabor dos ventos e de interesses, que não são os dos seus cidadãos e trabalhadores”.

“A política camarária tem dado espaço à especulação imobiliária. Para a CDU isto é inaceitável”, sustentou o candidato, em declarações aos jornalistas.

Rui Teixeira defendeu que "é preciso uma política de urbanismo que seja pensada de forma integrada para todo o concelho, que dê resposta aos problemas da cidade e a cada freguesia".

"Esta política de urbanismo tem de ser pensada a favor dos cidadãos e não a favor do lucro, que no fundo é o que tem acontecido", sublinhou.

O candidato da CDU à Câmara de Ponta Delgada denunciou "os elevados preços" das casas na cidade de Ponta Delgada, questionando como ser possível "ter espaços para a habitação a valores elevadíssimos" e "a própria Câmara reconhecer o problema da habitação e não encontrar espaços para os seus habitantes em articulação com o Governo Regional".

"Não é possível pensar uma política de urbanismo de Ponta Delgada sem colocar a habitação com qualidade e que dinamize socialmente o concelho", reforçou Rui Teixeira.

A candidatura da CDU à Câmara de Ponta Delgada defendeu que "os espaços nobres da cidade devem ser destinados para o uso da população", nomeadamente a zona onde estão localizadas as galerias inacabadas da Calheta Pero de Teive, os terrenos da antiga SINAGA (fábrica do açúcar) e os terrenos da orla marítima de Ponta Delgada.

Os candidatos à Câmara de Ponta Delgada nas eleições de 26 de setembro são Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos. Os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%).

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993.

As eleições autárquicas realizam-se em 26 de setembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados