Açoriano Oriental
Rui Rio na festa do PSD na Herdade do Chão da Lagoa pela primeira vez

O presidente do PSD, Rui Rio, participa este domingo pela primeira vez na festa dos sociais-democratas madeirenses que se realiza no Chão da Lagoa, propriedade da Fundação Social Democrata.

Rui Rio na festa do PSD na Herdade do Chão da Lagoa pela primeira vez

Autor: Lusa/Ao online

A pouco mais de um ano das eleições regionais na Madeira, além da intervenção do líder social-democrata, irão ainda discursar o presidente da JSD/M, Bruno Miguel Melim, e o presidente do PSD/M e presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Como tradicionalmente, na festa existirão dezenas de ‘barracas’ de ‘comes-e-bebes’, das estruturas locais do partido, da JSD, dos TSD e Associação Regional dos Autarcas Sociais-Democratas (ARASD).

Esta concentração popular do partido maioritário na Madeira, implementada pelo então líder regional ao longo de quase quatro décadas, Alberto João Jardim, aconteceu pela primeira vez em 18 de maio de 1975, no Chão dos Louros.

Nos anos seguintes teve como palco outros locais na ilha, como o Paul da Serra, a Fonte do Bispo, o Pico das Pedras, o Fanal e acabou por fixar-se, em 1993, no planalto do Chão da Lagoa, propriedade da Câmara Municipal do Funchal.

Desde julho de 2010 foi transferida para a herdade da Fundação Social Democrata no Chão da Lagoa, sendo tradição acontecer no último domingo de julho. Apenas em 2012, devido aos incêndios que fustigaram a ilha, e por determinação de Alberto João Jardim, foi adiada para 09 de setembro.

Durante muitos anos, foram convidados dirigentes nacionais do partido para participar naquela que é considerada uma das maiores festas populares da Madeira, que, de acordo com a organização, nos últimos anos reuniu cerca de 40 mil pessoas.

No Chão da Lagoa estiveram líderes do PSD como Francisco Sá Carneiro, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso, Marques Mendes, além de outros responsáveis sociais-democratas.

Em 2009, a então líder nacional do PSD, Manuela Ferreira Leite, chegou a confirmar a sua presença nesta festa, mas acabou por cancelar devido a uma gripe, segundo informações na altura.

Rio esteve na Madeira em novembro, na campanha interna pela liderança, e viria a ganhar nesta Região Autónoma com cerca de 54% dos votos, a mesma percentagem nacional com que derrotou o outro candidato, o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim integrou a Comissão de Honra de Rui Rio.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados