Açoriano Oriental
Rúben Santos não vai fazer em 2021 o regional açoriano

Piloto micaelense critica clubes dos Açores e FPAK, entidades que continuam a ignorar os pilotos da Região

Rúben Santos não vai fazer em 2021 o regional açoriano

Autor: Arthur Melo

O bicampeão de ralis dos Açores dos Veículos Sem Homologação (VSH) em título, Rúben Santos, anunciou na última semana que não vai “montar projeto desportivo para 2021”, reservando-se ao direito de poder vir a tomar parte nas “provas que mais nos interessam”.

O piloto da Madeira Competições, que tem participado no Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) ao volante de um Peugeot 106 Rallye, num comunicado publicado na página oficial da equipa na rede social Facebook, teceu duras críticas aos clubes dos Açores e à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), por continuarem a ignorar a voz dos pilotos.

“Os pilotos continuam a não ter voto na matéria mesmo após algumas reuniões presenciais e online em sede própria, mesmo com apresentações de projetos, que como habitualmente caíram em saco roto. Uma perda de tempo nas nossas preciosas vidas pessoais e profissionais”, lamenta o piloto que ostenta no seu palmarés os títulos de campeão de VSHem 2014, 2018 e 2019.

Rúben Santos diz ainda que o figurino do CAR não se adequa nem à realidade da Região, nem tão pouco à atual situação de crise económica e financeira, derivada da situação pandémica.

“Não compreendemos como as entidades responsáveis pela organização do CAR (clubes e FPAK) continuam a insistir num campeonato ao nível de ricos, ignorando completamente a intenção de pilotos e equipas (em sua esmagadora com orçamentos curtos) em reduzir o calendário a cinco provas, mantendo em forma de arrogância a continuação de sete provas concentradas em pouco mais meio ano, numa realidade desproporcional e muito característica dos Açores que envolve deslocações aéreas e marítimas e estadias cada vez mais caras”, destacou.

Além disso, o piloto afirma que o “campeonato continua obsoleto” e que ao invés das entidades responsáveis terem aproveitado a paragem devido à Covid-19 para tornar o CAR  “mais interessante e apelativo, incentivar novas equipas, tornar mais competitivo, canalizar apoios”, a opção foi, salientou, deixar “tudo na mesma, porque ao que parece está tudo muito bom”.

Assim, e “pela discordância e juntando a falta de apoios para 2021”, Rúben Santos abdica de participar no CAR que, recorde-se, este ano tem agendadas sete provas em cinco ilhas. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados