Açoriano Oriental
RTP Açores tem plano de investimento de dois milhões de euros
A RTP vai iniciar contactos para levar a RTP Açores por cabo aos Estados Unidos e Canadá e tem um plano de investimento para a região de dois milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da empresa.
RTP Açores tem plano de investimento de dois milhões de euros

Autor: Lusa/AO Lusa

Questionado como será obtido o financiamento para este investimento, de base inicial de dois milhões de euros, Gonçalo Reis adiantou que a RTP esta a articular-se "com o Governo Regional dos Açores para concorrer aos sistemas de incentivos", ou seja, fundos estruturais, dado que os Açores são uma região periférica.

"O investimento é uma base de dois milhões de euros e pode ser escalável, é investimento em São Miguel, na Terceira e no Faial", adiantou o presidente do Conselho de Administração da RTP, que se reuniu hoje com o presidente do Governo Regional, a quem transmitiu o plano da RTP para a RTP Açores.

A RTP vai também fazer a requalificação das instalações que tem nos Açores, tendo um programa de alienação do imobiliário que está desadequado e envelhecido.

"Isso vai gerar alguns fluxos financeiros" que vai permitir financiar o investimento, adiantou.

Gonçalo Reis acrescentou que a RTP vai investir em tecnologia nos Açores, nomeadamente de edição, imagem e produção, além de dotar de um estúdio virtual.

"O investimento em tecnologia vai nos permitir rever e agilizar processos, o que pode gerar ganhos e eficiência e poupanças", apontou.

Em Ponta Delgada, a RTP vai fundir a rádio e a televisão nas mesmas instalações.

"Comuniquei hoje ao presidente do Governo Regional o nosso empenho em retomar o Jornal da Tarde com uma componente fortemente regional dos Açores", disse o gestor.

O Jornal da Tarde Açores será feito com os recursos atuais, com uma aposta na melhoria da oferta e dos conteúdos.

"Queremos dar à RTP Açores uma tónica muito focada na informação" num conceito alargado, o que inclui documentários, debates, promoção de temas turísticos, cultura regional, entre outros.

Por outro lado, depois de a RTP Açores e da RTP Madeira terem entrado no cabo no continente nos últimos, a aposta da RTP é que o canal regional passe a estar disponível nos Estados Unidos e Canadá naquela plataforma.

"Vamos fazer contactos junto dos distribuidores de cabo nos Estados Unidos e no Canadá, onde existem comunidades da diáspora açoriana muito significativa e que já têm acesso à RTP Internacional, para distribuirmos a RTP Açores no cabo", avançou.

"Temos recebido muitos pedidos dessas comunidades para terem acesso à RTP Açores", explicou o gestor.

Para Gonçalo Reis, "vai ser uma mais-valia enorme levar a RTP Açores para junto das comunidades açorianas onde quer que estejam", recordando que "há uma concentração nos Estados Unidos e no Canadá".

Isso "valoriza o papel da RTP junto desses operadores porque enriquecemos a nossa oferta", além de que para as comunidades da diáspora açoriana representa "mais uma oportunidade de ver conteúdos direcionados", sublinhou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados