Açoriano Oriental
Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora
O Governo dos Açores vai lançar até ao final de agosto, nos Estados Unidos da América (EUA), um "roteiro interativo" com mais de 200 festas do Espírito Santo no arquipélago e na diáspora.
Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora

Autor: Lusa

“Nós já temos mais de 200 festas recolhidas e informação que já está no ‘site’. Tem a ver com a história das festas, fotografias e datas (…). É um ‘site’ bilíngue que permitirá, numa perspetiva do turismo cultural e religioso, também potenciar essa manifestação autêntica da açorianidade”, afirmou à Lusa o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

A devoção pela terceira pessoa da santíssima trindade faz parte da história do arquipélago e é de tal forma importante que a segunda-feira da Espírito Santo foi escolhida para celebrar o Dia da Região, que este ano se assinalou a 25 de maio na ilha das Flores.

O culto pelo Espírito Santo foi trazido para os Açores pelos primeiros povoadores e mantém-se até ao presente na região ou onde quer que viva um açoriano, sendo que as celebrações apresentam diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.

Rodrigo Oliveira adiantou que o “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores e Comunidades” fará uma mapeamento das festas existentes nos Açores e na diáspora, sendo que a apresentação oficial do projeto decorrerá durante as “grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra”, nos EUA, país onde está radicada uma grande comunidade de emigrantes açorianos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados