Açoriano Oriental
"Roma" e "A favorita" lideram nomeações para os Óscares

O filme "Roma", do realizador mexicano Alfonso Cuarón, e "A Favorita", do grego Yorgos Lanthimos, lideram as nomeações, em dez categorias, dos prémios de cinema Óscares,  anunciados, esta terça-feira, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

"Roma" e "A favorita" lideram nomeações para os Óscares

Autor: Lusa/AO Online

Quatro anos depois de ter ganhado o prémio de melhor realizador com "Gravidade", Alfonso Cuarón volta a estar nomeado para melhor filme e melhor realização com "Roma". É a primeira vez que uma produção da plataforma Netflix está nomeada para melhor filme.

"Roma" está ainda indicada em simultâneo para melhor filme estrangeiro, fotografia (de Alfonso Cuarón) e elenco feminino, com as atrizes Marina de Tavira e Yalitza Aparicio.

Depois de Orson Wells e Warren Beaty, Alfonso Cuarón é o terceiro realizador, na história dos Óscares, a ser nomeado em simultâneo para melhor realização, fotografia, argumento original e filme.

"A favorita", do grego Yorgos Lanthimos, segue empatada em dez categorias também, nomeadamente melhor filme, realização e elenco feminino, com Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz.

Para o Óscar de melhor filme foram selecionados "Roma", "A Favorita", "Black Panther", "BlacKkKlansman - O inflitrado", "Bohemian Rhapsody", "Green Book - Um guia para a vida", "Assim nasce uma estrela" e "Vice".

Na categoria de melhor realização estão nomeados - pela primeira vez - Spike Lee ("BlacKkKlansman - O inflitrado"), Yorgos Lanthimos e Pawel Pawlikowski ("Guerra fria"), aos quais se juntam Alfonso Cuarón e Adam McKay ("Vice").

Tal como "Roma", destaque ainda para o facto de "Guerra fria", do polaco Pawel Pawlikowski, estar nomeado para melhor filme estrangeiro.

"Assim nasce uma estrela" segue com oito nomeações e embora assinale a estreia de Bradley Cooper na realização, falha o prémio nesta categoria. A cantora Lady Gaga foi nomeada pela prestação neste 'remake' e "Shallow" é candidato ao Óscar de melhor canção.

Com sete nomeações, sobretudo em categorias técnicas, está "Black Panther", de Ryan Coogler, a primeira produção de super-heróis da Marvel a ser nomeada para melhor filme.

Os nomeados foram anunciados hoje pelo ator paquistanês Kumail Nanjiani e pela atriz norte-americana Tracee Ellis Ross.

A cerimónia está marcada para 24 de fevereiro, em Los Angeles, Califórnia, e a academia ainda não revelou se terá ou não apresentador. A última vez que os Óscares não tiveram um anfitrião foi em 1989.

Para este ano, a academia chegou a anunciar a escolha de Kevin Hart, mas o ator acabou por renunciar depois de ter sido confrontado com afirmações homofóbicas, feitas há sete anos, consideradas ofensivas pela comunidade homossexual.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados