Rita Guerra nas Festas do Corpo de Deus da Povoação

Rita Guerra nas Festas do Corpo de Deus da Povoação

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   6 de Jun de 2019, 08:15

Rita Guerra, é cabeça de cartaz, do programa profano das grandes festas do Corpo de Deus, na Povoação, que se realizam, de 19 a 23 de junho, na Vila.


A artista de sucessos como “Brincando com o Fogo”, “Acreditar”, “Preciso de Ti” e “Deixa-me Sonhar”, canção que representou Portugal na eurovisão em 2003, soma mais de 30 anos de carreira, e estará, pela primeira vez, na Povoação, no dia 22 de junho, pelas 23 horas, no Jardim Municipal. Antes é a vez da açoriana Sara Cruz subir ao palco pelas 22 horas, avança nota de imprensa.


Considerada uma das maiores vozes nacionais, Rita Guerra irá apresentar-se na Povoação com um concerto recheado de sucessos em novas e surpreendentes versões, em formato mais acústico, num espetáculo com duração de 90 minutos, percorrendo as histórias e as canções mais emblemáticas da sua carreira.


A Festa do Corpo de Deus é conhecida por toda a ilha de São Miguel e na diáspora pelos seus elaborados tapetes de flores e aparas de pinho que enriquecem e dão um colorido mágico às principais artérias da Vila da Povoação.


Consciente desta grande atração, há 3 anos que a autarquia povoacense tem vindo a investir, “em tapetes de flores decorativos, trabalhos que são autênticas obras de arte espalhadas um pouco por toda a sede de concelho”, refere a nota.


De realçar que as varandas dos Paços do Concelho serão igualmente enfeitadas a rigor, assim como as de muitos particulares que enriquecem as suas fachadas.


O programa festivo do Corpo de Deus, organizado pela Câmara Municipal da Povoação, começa no dia 19 de junho às 21h30 com a abertura das luzes e a Charanga do Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação. Seguir-se-á cantigas ao desafio, com Bruno Oliveira, João Luís Mariano, Paulo Miranda, Carlos Sousa e os tocadores Paulo Rocha e Norberto Carvalho, no Jardim Municipal.


No dia 20 de junho a Povoação recebe o cortejo em honra do Corpo e Sangue de Cristo, a partir das 18 horas, acompanhado pelas bandas filarmónicas do concelho. Pelas 21h30 a Sociedade Musical Nossa Senhora Penha de França, de Água Retorta, e a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Povoação, atuarão no coreto do Jardim Municipal.


No dia 21 de junho, pelas 21h30, noite é de Marchas Populares, também no Jardim Municipal. E no dia 22 dia de junho, a partir das 22 horas, Sara Cruz e Rita Guerra farão os concertos tão esperados da noite.


A 23 de junho, o programa encerra com as atuações do Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro e com a Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente.


Recorde-se que na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se, pela primeira vez, em 1905, por iniciativa do Padre Ernesto Jacinto Raposo.


Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão.


Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até ao presente.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.