Açoriano Oriental
Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal e Porto Santo
A região do Funchal e a ilha de Porto Santo apresentam esta terça-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto o resto do país está com níveis altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o IPMA, o Funchal e o Porto Santo apresentam níveis extremos, enquanto o resto do país, com exceção de Aveiro, Leiria e Vila Real (alto) e Viana do Castelo, Porto e Braga (moderado), está com níveis muito altos.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou, até às 20:00 de quarta-feira, a Madeira e o Porto Santo sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

O IPMA recomenda para as regiões com níveis extremos que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis muito elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã e estendendo-se gradualmente essa nebulosidade às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros fracos no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente ao litoral centro.

Prevê-se ainda vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado a forte de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do Cabo Raso, no barlavento algarvio e nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima e da máxima nas regiões do interior norte e centro.

Na Madeira, o céu apresentará períodos muito nublados, embora pouco nublado nas vertentes sul, além de aguaceiros fracos nas vertentes norte, mais prováveis até ao início da manhã e para o final do dia, e vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

Para os Açores, prevê-se céu geralmente pouco nublado e vento oeste moderado.

No que diz respeito às temperaturas, Lisboa, Leira, Coimbra e Santa Cruz das Flores deverão chegar aos 26 graus Celsius, Beja aos 33º, Évora aos 31º, Castelo Branco e Portalegre aos 30º, Bragança e Funchal aos 27º, Faro aos 32º, Porto e Braga aos 23º, Viana do Castelo aos 22º e Angra do Heroísmo e Ponta Delgada aos 25º.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados