Açoriano Oriental
Rio Douro deverá galgar margens no Porto e Gaia
O rio Douro poderá galgar as margens nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia hoje, pela hora do almoço, devido à subida do seu caudal, disse à Lusa fonte da Capitania do Douro.

Autor: lusa

Segundo a mesma fonte, as previsões apontam para uma subida das águas do rio, o que poderá alagar as zonas ribeirinhas destas duas cidades vizinhas cerca das 14:00.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro alterou mesmo a fase de vigilância de pré emergência para emergência, em virtude do aumento dos caudais do rio, que passa a estar em alerta vermelho de cheia.

Contactado pela Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha, afirmou que as previsões apontam para cheia cerca das 14:30/15:00, porque as barragens de Alpendurada e Crestuma/Lever atingiram o ponto de saturação.

"O mar não está absorver a água que está a ser debitada pelas barragens, sendo previsível cheia esta tarde", disse o autarca.

Mário Fontemanha referiu ainda que todos os comerciantes da zona ribeirinha de Gaia estão já a salvaguardar os seus bens.

A autarquia de Gaia já colocou no terreno "várias equipas de piquete" das Águas de Gaia, bombeiros e polícia municipal, bem como funcionários para colaborarem, em caso de necessidade, na recolha de bens das casas ribeirinhas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados