Açoriano Oriental
Risco extremo de UV na Guarda, Viseu, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada
As regiões da Guarda, Penhas Douradas e Viseu, bem como as cidades de Angra do Heroísmo (Terceira) e Ponta Delgada (São Miguel), nos Açores, estão hoje em alerta devido ao risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Risco extremo de UV na Guarda, Viseu, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11 Extremo.

Nas regiões que se encontram em risco extremo, as pessoas são aconselhadas a evitar o mais possível a exposição ao sol.

Outras localidades apresentam um risco muito alto de exposição UV (nível 10), como é o caso de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real e Funchal (Madeira).

Para Santa Cruz das Flores (Flores) e Horta (Faial), nos Açores, o nível de risco é 9 e para Porto Santo, na Madeira, 8, sendo de evitar a exposição das crianças ao sol e recomendável a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar.

Os valores médios do UV para a latitude de Portugal entre 3 e 6 para o período compreendido entre os meses de outubro e abril (Moderado com possibilidade de Alto em alguns momentos) e entre 9 e 10 para o período compreendido entre maio e setembro, o que corresponde a Muito Alto.

“Se a quantidade de radiação ultravioleta exceder os limites a partir dos quais os mecanismos de defesa, inerentes a cada espécie, se tornam ineficazes, poderão ser causados graves danos a nível biológico, facto que também se aplica ao organismo humano e em particular aos órgãos da pele e da visão”, alerta o IPMA, aconselhando a adoção de medidas de proteção para evitar lesões resultantes da exposição a elevadas níveis de UV.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com aumento de nebulosidade para o final do dia no litoral das regiões Norte e Centro.

O vento vai estar fraco a moderado (10 a 25 quilómetros/hora) do quadrante norte, soprando moderado a forte (25 a 40 quilómetros/hora), com rajadas da ordem de 50/60 quilómetros/hora, nas terras altas e no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Mondego e durante a tarde.

As temperaturas vão variar entre 18 e 29 graus Celsius em Lisboa, entre 15 e 24 no Porto, em Viana do Castelo entre 15 e 25, Bragança entre 14 e 32, em Braga entre 13 e 29, em Vila Real entre 15 e 31, Viseu entre 15 e 30, em Coimbra entre 15 e 28, na Guarda de 16 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 36, Portalegre entre 22 e 37, Évora entre 16 e 36, Beja entre 16 e 37, em Faro entre 23 e 32, em Santarém entre 18 e 31, em Leiria 16 e 26, Setúbal entre 17 e 27, no Funchal entre 23 e 28, em Ponta Delgada entre 21 e 26, em Angra do Heroísmo entre 22 e 28 e em Santa Cruz das Flores entre 23 e 27.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados