Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
O último dia da cimeira União Europeia/África, que durante o fim-de-semana reuniu em Lisboa mais de 40 chefes de Estado e de Governo, é hoje o tema comum na capa dos matutinos lisboetas.

Autor: Lusa/Ao online
"Cimeira termina com sorrisos e troca de elogios" escreve o Público, "Direitos Humanos marcam último dia da cimeira", refere o Jornal de Notícias (JN) e "Nova era UE-África" prevê o Diário de Notícias (DN).

    O 24horas afirma "Líderes europeus e africanos compraram quase todas as tapeçarias de Portalegre".

    "Europa tenta travar ofensiva chinesa" em África, escreve o Jornal de Negócios (JdN), enquanto o Diário Económico (DE) refere "Galp e Kadhafi vão explorar petróleo em África", acrescentando que a petrolífera portuguesa avança para a Líbia e outros países africanos aliada a fundo de investimento do Estado líbio.

    Para as manchetes, os jornais escolheram temas caseiros como a sinistralidade nas estradas, a criminalidade e a educação.

    O Público titula "Portugal falha meta europeia para redução de mortes nas estradas" e explica que até 02 de Dezembro se registaram 802 vítimas mortais, mais 37 do que em 2006.

    O Correio da Manhã (CM) faz manchete com a aposta já no início do ano na videovigilância para combater crime em cidades como Porto e Guimarães, enquanto o DN destaca que um em cada três alunos do ensino superior não termina o curso no prazo previsto.

    O JN traz na chamada principal da primeira página a decisão "inédita" de um tribunal de Valongo de condenar dois indivíduos a 80 dias de prisão por "piratear" a TV Cabo.

    O 24horas entrevistou o "homem que a polícia diz ser o 'padrinho' da máfia de Lisboa" e titula "Não sou gangster nem mafioso".

    A semana "decisiva" da conferência de Bali sobre alterações climáticas (Público), a zona "nobre" da Avenida de Liberdade em Lisboa sem luzes de Natal (JdN) e a morte de um piloto de rali num acidente "em voo" contra casa (CM) são outros assuntos em destaque nos jornais de hoje.

    Os jornais económicos destacam em manchete as previsões do Governo sobre o desemprego e do BCE sobre o crescimento económico de Portugal em 2008.

    O Diário Económico (DE) adianta que o Governo vai enviar esta semana para Bruxelas novas estimativas sobre o desemprego em Portugal em 2009, adiantando que a taxa passa de 6,6 para 7,2 por cento.

    O Jornal de Negócios (JdN) titula "Portugal volta a crescer acima da Europa após 6 anos a convergir", dando conta das previsões do Banco Central Europeu (BCE) para 2008.

    O paraguaio Oscar Cardozo, autor de dois golos do Benfica frente à Académica (3-1) em desafio da Taça de Portugal, está hoje nas capas dos matutinos desportivos.

    “O novo herói da Luz” é como A Bola lhe chama, referindo que Cardozo “volta a bisar e sai aplaudido de pé”.

    O Jogo escolhe uma das alcunhas do futebolista para anunciar que “Tacuara já soma 9 golos” e que “voltou a +picar o ponto+ duas vezes”.

    O Record lembra que o paraguaio tinha prometido 20 golos e "já vale 9", pelo que "está a 11 do prometido", depois do "2º bis consecutivo" alcançado domingo à noite.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados