Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O aumento do sobreendividamento das famílias, a utilização de detectives para fazer escutas e a atribuição do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 ao Brasil são temas hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

Autor: Lusa/AO
O Público revela na primeira página que “Há cada vez mais famílias a pedir ajuda por sobreendividamento”.

    De acordo com o matutino, o Banco de Portugal diz que o crédito de cobrança duvidosa está a subir.

    O Público puxa também para a capa o título “2014: Brasil, o único pentacampeão da prova, vai receber o Campeonato Mundial de Futebol”.

    “Polícias usam detectives para fazer escutas” é a manchete do Diário de Notícias.

    O jornal diz que os serviços secretos e a Polícia Judiciária recorrem muitas vezes ao serviço de detectives privados para fazer escutas ou para comprar equipamento.

    Esta informação foi confirmada ao DN por vários detectives privados e por fontes próximas da PJ.

    O DN realça ainda “BCP e BPI sentados à mesa para acertar fusão”, “30 anos na função pública dão reforma” e “O Mundial vai regressar à Meca do futebol em 2014”.

    O Correio da Manhã noticia “Fugas sem pagar disparam nas gasolineiras”, salientando que a Associação de Revendedores estima prejuízo anual de 1,5 milhões de euros com fenómeno cada vez mais frequente.

    O diário puxa também para a capa os títulos “Millennium recusa preço da proposta do BPI” e “Caso Maddie: Judiciária investiga [restaurante] Tapas”.

    Na primeira página, o Jornal de Notícias salienta que “Segurança Social volta a ser viável”, referindo que Europa valida projecções portuguesas de longo prazo e acredita na sustentabilidade do sistema.

    O “ritmo de crescimento da despesa com pensões deverá ser menor do que o previsto anteriormente”, acrescenta o JN.

    O destaque fotográfico do JN vai hoje para o cortejo da Latada em Coimbra, uma festa tradicional que assinala acolhimento da comunidade estudantil aos novos alunos da Universidade, titulando “Latada de críticas à educação”.

    O 24horas chama à primeira página “[Luís Filipe] Vieira até pediu para lhe esvaziarem o gabinete”.

    Segundo o diário, o presidente do Benfica ameaçou sair depois de ter sido insultado na Assembleia-Geral do clube, realizada segunda-feira.

    “Detectives privados procuram Maddie numa montanha em Marrocos” e “Procurador-Geral da República pede poderes para controlar escutas das polícias” são outras chamadas de capa do 24horas.

    “`Não…´BCP recusa `OPA sem prémio´” é a manchete do Jornal de Negócios que refere ainda que a administração do BPI entende resposta como convite à negociação.

    O presidente do conselho de administração do BCP, Filipe Pinhal, anunciou a rejeição da proposta de fusão apresentada pelo BPI na quinta-feira, considerando que esta não cria valor suficiente.

    Contudo, o BCP dispõe-se a iniciar conversações sem condições prévias.

    O económico chama ainda a atenção para um dossier especial sobre Dia Mundial da Poupança que hoje se assinala, titulando “Portugal com pior nível de poupança em 40 anos”.

    O Diário Económico puxa para a capa “Ulrich e Pinhal já começaram a negociar a fusão”, referindo que a resposta do BCP à proposta do BPI foi negativa mas não definitiva.

    O DE destaca ainda “reforma antecipada no Estado mais fácil em 2008” e “Fiat cria Punto `low-cost´ para novos mercados”.

    “As manobras de poder de Pinto da Costa” é o título de destaque da revista Sábado que realça ainda as “relações próximas do presidente do FC Porto com políticos, empresários e juízes”.

    A Sábado aborda ainda “as guerras de bastidores e estreia polémica de `Corrupção´”, o filme baseado no livro de Carolina Salgado, ex-companheira do presidente do FC Porto.

    A revista Visão destaca na sua edição de hoje “Quem é afinal [presidente do BPI] Fernando Ulrich?” e uma entrevista ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

    Os tempos conturbados vividos no Benfica nos últimos dias, depois da tumultuosa Assembleia-geral de segunda-feira, preenchem hoje as capas dos desportivos, com a posição do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, alvo de apupos e vaias naquela reunião.

    “Não reajo a insultos” - “Vieira diz-se firme na liderança do Benfica”, anuncia A Bola, que destaca ainda que Armando Vara, ex-secretário de Estado do Desporto, está “a caminho da presidência da FPF” como “solução de consenso para sucessão de Madail”.

    O Record foge ao tema dos dois outros matutinos e coloca na capa uma foto do técnico do Sporting, Paulo Bento, com as mãos juntas como se estivesse a rezar, para anunciar "Céu ou inferno", explicando que a "crise leonina obriga a eliminar o Fátima".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados