Revista de imprensa nacional


 

Lusa/AO Online   Nacional   15 de Ago de 2010, 10:04

Os desafios do líder PSD ao Governo no discurso do Pontal, a subida dos juros dos depósitos a prazo e o caso da herança de Tomé Feiteira são temas hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

Uma fotografia de Pedro Passos Coelho na festa da “rentrée” política do PSD no Pontal (Algarve) ilustra a capa do Público e serve de pano de fundo ao título “PSD agrava exigências ao Governo para aprovar Orçamento de 2011”.

O PSD impõe como condições para viabilizar o Orçamento do Estado de 2011 não haver aumentos de impostos, nomeadamente através de cortes fiscais na saúde ou educação, e cortar fortemente na despesa.

“Peritos dizem que combate aos fogos melhorou”, “58 portugueses acusados de esclavagismo” e “FC Porto começa bem, Sporting perde em Paços”, são outros assuntos referenciados na capa do Público.

O Diário de Notícias noticia na manchete “Juros dos depósitos a prazo sobem 20 por cento num só mês”.

Devido à crise de liquidez, a banca começa a apostar forte nos depósitos de particulares para captar dinheiro. A subida dos juros e o aparecimento de novos produtos promocionais são a prova desta nova estratégia, numa altura do ano em que tradicionalmente os níveis de poupança aumentam, com o regresso dos emigrantes, escreve o jornal.

O DN chama ainda à primeira página os títulos “Passos desafia Governo a ir a votos se não se achar capaz”, “Ardeu mais em 13 dias do que em dois anos”, “Abusos acabam com dormitório de colónia de férias” e “Lares de idosos fazem desconto para ocupar vagas”.

“Só quatro por cento das obras públicas foram postas a concurso” – é o título principal do Jornal de Notícias, acrescentando que “desde que entrou em vigor o novo código de contratos, há dois anos, 17 mil empreitadas foram entregues por ajuste direto”.

Na capa, o JN destaca ainda os títulos “Polícia Marítima aumenta fiscalizações mas faltam-lhe efetivos”, “Passos Coelho desafia Sócrates a deixar cair Governo”, “Autarca de Arco culpa direção do Parque da Peneda-Gerês” e “Rosalina Ribeiro foi ao Brasil para não perder meio milhão de euros”.

O Correio da Manhã (CM) preenche a manchete de hoje com o caso da herança de Tomé Feiteira, titulando “Polícia busca Lima no Rio”.

Sobre o mesmo tema, o CM acrescenta em pequenos títulos “Escritora Inês Pedrosa está entre os herdeiros dos milhões do empresário Tomé Feiteira” e “Câmaras de vigilância passadas a pente fino – Imagens recolhidas nos prédios vizinhos da portuguesa assassinada”.

O desporto merece grande destaque na capa do jornal, com os títulos “Leão desilude na estreia”, “Penalti salva dragão perdulário” e “Esta Liga será uma luta a quatro (Jorge Jesus)”.

A imprensa desportiva dedica as primeiras páginas à derrota do Sporting frente ao Paços de Ferreira (1-0), à vitória do FC Porto sobre o Naval por 1-0 e ao jogo marcado para hoje entre o Benfica e a Académica.

“Este leão nem arranha – Sporting não perdia primeiro jogo da Liga desde 1996 com Queiroz”, titula o Record, enquanto O Jogo escreve “Hulk pai da vitória (no jogo Naval/FC Porto) e a Bola destaca “Vamos defender o título (Jorge Jesus não quer desculpas no jogo de hoje do Benfica frente ao Académica).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.