Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
A falta de um plano antiterrorismo em Portugal, os desempregados de longa duração, a escassez de procuradores no Ministério Público e a partida da seleção de futebol para a África do Sul são temas hoje em destaque na imprensa.

Autor: Lusa / AO Online

O Diário de Notícias (DN) escreve em manchete que “Plano antiterrorismo está por aprovar há mais de cinco anos”, acrescentando: “Portugal é o único país da União Europeia sem uma estratégia contraterrorista, mesmo com a ETA a atuar em território nacional”.

Uma fotografia de Cristiano Ronaldo a dar autógrafos ilustra a primeira página do DN e dá mote ao título “Euforia popular no adeus à seleção”.

Uma entrevista de quatro páginas com o candidato à presidência da República Fernando Nobre, em que afirma “Não faço parte do sistema, o meu principal adversário é a situação do país”, e uma reportagem sobre “Idosos que oferecem quartos em troco de companhia” são outro temas de destaque no DN.

O Público titula: “Juristas sem formação fazem de procuradores”. O Ministério Público duplicou este ano o número de juristas que exercem funções de procurador sem terem formação especializada, nem serem selecionados através de concurso público, como os restantes.

O jornal publica na primeira página fotografias de três escolas em Lisboa remodeladas e escreve “Como a arquitetura está a ser usada para transformar o ensino”.

O Jornal de Notícias faz manchete com os “160 mil sem emprego há mais de dois anos”. Têm menos de 44 anos, pelo que não podem passar à reforma; completaram, na melhor hipótese, o 9.º ano na escola e, pelo menos no Norte, estavam numa fábrica antes de ir para o desemprego (no resto do país, estavam numa qualquer área dos serviços), descreve o jornal.

A despedida da Seleção Nacional merece grande realce no JN, que noticia ainda: “Oficial da PSP espancado por oito homens à porta de casa” e “Novos emigrantes portugueses são cientistas e quadros técnicos”.

Já o Correio da Manhã (CM) noticia que “acidente ceifa família" em Ponte de Sor.

O CM chama ainda à primeira página os títulos: “Jardim Gonçalves envia fatura da Via Verde ao BCP”, “Ronaldo promete Seleção no limite”, “Mulher a morrer abandonada pela Seleção Nacional” e “Estado negoceia baixa de preços com indústria”.

“Chamo de tudo aos árbitros e às mães – Tony Carreira reage com emoção aos jogos de Portugal” é o título principal do 24horas, que escreve sobre o concerto do cantor de apoio à seleção que reuniu 110 mil pessoas no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

A partida da Seleção Nacional para a África do Sul é o tema comum aos jornais desportivos, que ilustram as primeiras páginas com fotografias dos jogadores e do selecionador, Carlos Queiroz, a despedirem-se dos adeptos.

A Bola escreve “Nas asas do povo”, enquanto o Record titula “Todos com feeling”. O Jogo é o único desportivo que não faz manchete com a seleção, optando por titular “Entre o Sporting e a parede – Izmailov recusa regressar à Rússia e o joelho direito não convence os outros interessados”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados