Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
 

O pedido de accionistas da Portugal Telecom para demitirem os administradores executivos da empresa e uma campanha internacional do Governo para “restaurar a credibilidade” são alguns dos temas hoje em destaque na imprensa.


Autor: Lusa/AO Online
 

O Diário de Notícias (DN) revela em manchete que “Accionistas querem demissão dos dois administradores da PT”, acrescentando em subtítulo: “Equipa liderada por Granadeiro toma posição sobre Rui Pedro Solares e Fernando Soares Carneiro esta semana”.


Segundo o jornal, a solução apontada por alguns dos accionistas de referência da empresa, incluindo o próprio Estado, visa minorar os danos que a situação está a causar na imagem da empresa.


As baixas temperaturas que têm assolado Portugal merecem grande destaque no DN, que titula “Ninguém sabe quantos portugueses morrem de frio”, sobre uma fotografia de uma rua de Viseu cheia de neve.


“Sócrates contra-ataca” é o título de abertura do jornal i, noticiando que o primeiro ministro lançou uma campanha internacional para restaurar a credibilidade, que inclui entrevistas a televisões e lóbi junto de agência de “rating”.


A nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu também faz notícia no jornal, destacando a afirmação do governador do Banco de Portugal: “Sinto uma grande responsabilidade e também alguma amargura por ter sido motivado a deixar o país”.


A abrir a primeira página, o Público titula “Ex-directores da Portucalense acusados de desvio de verbas”.


O diário adianta que três ex-directores da Universidade Portucalense foram acusados no mês passado pelo Ministério Público por se terem apropriado ilegitimamente de milhares de euros, um crime que lhes pode valer uma pena de prisão entre um ano e quatro meses e dez anos e sete meses.


Dois dos arguidos continuam na instituição, mas já não estão em cargo directivos.


O Correio da Manhã preenche a manchete com o orçamento de 2010 para forças policiais, titulando “GNR com mais 206 milhões do que PSP”.


De acordo com o jornal, a GNR tem 862 milhões para gerir este ano e a PSP cerca de 655 milhões. O Ministério da Administração Interna justifica estes valores com a diferença de efectivos das duas forças policiais.


“Falta de sangue leva quatro mil dadores aos hospitais em dois dias” é o tema principal do Jornal de Notícias (JN).


Sobre o assunto, o JN destaca ainda os títulos “Reservas nacionais estavam a esgotar-se, mas o apelo do Ministério da Saúde foi ouvido por muitos portugueses” e “País precisa de 1200 dadores de sangue por dia para garantir 1030 unidades diárias, mas a média estava em apenas 970”.


Uma fotografia do primeiro ministro ilustra a capa do jornal e acompanha o título “José Sócrates mobiliza dirigentes socialistas”.


O 24horas dedica a manchete de hoje ao vencedor do concurso televisivo “Ídolos”, titulando “A mulher que transformou Filipe num ídolo”.


Ao alto da primeira página, o jornal noticia ainda “Colectivo de juízes julga jovem de 18 anos que roubou um… pacote de amêndoas”.


A imprensa desportiva ocupa as primeiras páginas com o jogo entre o Everton e o Sporting para a Liga da Europa, ilustradas com fotografias dos jogadores leoninos Liedson e João Moutinho e do treinador dos leões.


“Plano anticrise - Carvalhal muda a táctica e reforça meio-campo” é a manchete de A Bola, enquanto o Record escreve “Big João [Moutinho] - Estreou-se na Europa há cinco anos e completa em Liverpool 50 jogos” e o Jogo titula “’Uma cara diferente’ - Carvalhal promete equipa capaz de jogar para salvar a época”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados