Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O Orçamento do Estado (OE), o reforço da segurança no Algarve, a situação decorrente do sismo no Haiti e a pobreza em Portugal estão hoje em destaque nos jornais nacionais.

Autor: Lusa/AO Online

O Diário de Notícias avança que o Governo vai reforçar a segurança no Algarve para proteger o turismo, com a criação de equipas mistas entre GNR, PSP, PJ e SEF para travar a onda de assaltos com violência sobre estrangeiros que está a afectar a imagem da região.

O DN chama também para primeira página a negociação para o Orçamento do Estado, referindo que o primeiro-ministro, José Sócrates, já garantiu que o líder do CDS-PP, Paulo Portas, não vai votar contra.

"Descontos do Estado para a Caixa Geral de Aposentações duplicam" é a manchete do Público, que antecipa medidas do OE para 2010 e escreve que o acordo entre Sócrates e Portas é hoje anunciado.

A negociação em torno do OE está igualmente em destaque no Jornal de Notícias. O diário diz que Paulo Portas não saiu satisfeito da reunião com o primeiro-ministro e que a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, poderá anunciar hoje a abstenção.

No Haiti, a UNICEF (Fundo da ONU para a Infância) alerta para os sinais de tráfico de crianças e para a falta de comida e água, noticia o JN, a par de uma notícia sobre a crise, segundo a qual 10 mil portugueses ficaram sem emprego em Espanha.

"Portugueses Forçados a Apertar o Cinto" titula o Correio da Manhã em manchete, adiantando que o OE está a ser negociado sob pressão dos mercados financeiros internacionais para reduzir o défice: "Esforço obriga a aumentar receitas e cortar despesas", diz o CM.

Na capa surge ainda o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, sob o título "Cerco às máfias do crime no Algarve".

No 24 Horas, o cantor José Cid conta como foi sequestrado e assaltado por dois homens armados em Cascais e o toureiro Pedrito de Portugal surge a apoiar as vítimas do Haiti, com uma deslocação ao país.

O i destaca que há dois milhões de pobres em Portugal e recolhe testemunhos de figuras públicas, como Carlos Carvalhas, Manuela Eanes e Olivier sobre formas de ajudar a resolver o problema.

Segundo o jornal, Governo e CDS adiam acordo no orçamento e a dívida pública em 2009 atinge 81,5 por cento do PIB.

O Económico destaca que os impostos dificultam acordo entre Sócrates e Portas no orçamento e que a Bolsa de Lisboa sofre a maior queda em 12 meses.

"Leis mal feitas custam 7,5 milhões ao país" é a manchete do Expresso, que publica uma entrevista com Pedro Passos Coelho. O candidato à liderança do PSD fala do OE e defende uma redução do salário dos políticos.

Nos desportivos, o Record dá capa a Moutinho, assinalando os cinco anos de contrato com o Sporting e a disponibilidade para permanecer no clube até ao fim da carreira.

O Jogo diz que Liedson foi reintegrado e titula "Carvalhal lembrou bom momento e pediu união".

A Bola noticia que o Sporting está na corrida por Quaresma, enfrentando forte concorrência de clubes estrangeiros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados