Autor: Lusa/AO On line
A revista Visão destaca a primeira entrevista ao primeiro-ministro depois das eleições, na qual José Sócrates afirma que quer negociar "sem preconceitos" com os outros partidos, admitindo ainda coligações.
Na entrevista, José Sócrates diz que a prioridade do Governo "é combater a crise" e que sempre cumpriu "todos os compromissos com o Presidente da República, Cavaco Silva".
O Correio da Manhã destaca em manchete "Relatório arrasa justiça", contando que "especialistas apontam impunidade de poderosos e ineficácia no combate à corrupção" e que "magistrados e polícia devem ter mais meios técnicos e humanos".
O CM destaca também a vitória de Portugal frente a Malta por 4-0, em jogo da última jornada do apuramento da zona europeia para o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, titulando "Goleada abre caminho para lotaria do 'Play-off'.
Sobre o mesmo assunto, o Diário de Notícias salienta que "Ainda falta dar a volta ao 'play-off", destacando também "Isenção de IVA em risco para 540 mil recibos verdes", "Venda de motos de baixa cilindrada cresce 68 por cento" e "PGR vai publicar Freeport na Internet".
O Jornal de Notícias escreve "Direita recusa acordo para formar Governo", "Portugal deu a volta ao pessimismo", sobre o jogo com Malta, e "Portagens nas Scut do Norte com processo acelerado".
O Público destaca "Investimento público ficou longe das metas anunciadas pelo Governo", precisando que "Estado poderá gastar menos 1050 milhões do que o previsto no OE de 2009", e titula ainda "A dois passos do Mundial da África do Sul", "Fome já afecta um em cada seis humanos" e "Manuela e Portas disseram 'não' a Sócrates".
O i chama à primeira página "Um em cada três alunos em risco de abandonar a escola", "Portugal derrota Malta por 4-0 e apura-se para o playoff" e "Paulo Portas: 'Não vou ser do contra só por ser'".
O Diário Económico destaca "Pagamento de dívidas fiscais a prestações vai ser mais fácil", "Portas apresenta dez exigências para apoiar Sócrates" e "Câmara Municipal de Lisboa elimina mais de duas mil taxas".
O Jornal de Negócios realça "Amortização de créditos para obras fica mais barata", "A chegada dos novos deputados à Assembleia da República" e "Venda de jogadores tira FC Porto da falência técnica".
O 24horas escreve "Espero que o Jornal Nacional de 6ª volte", uma frase de Manuela Moura Guedes após a Entidade Reguladora da Comunicação Social ter considerado "ilegal"o fim do noticiário de sexta-feira da TVI.
A revista Sábado faz chamada de capa com "Mulheres espancadas na alta sociedade" e "As melhores histórias da Chiclets em Portugal".
A vitória de Portugal frente a Malta por 4-0 está hoje em destaque na imprensa desportiva com A Bola a escrever "Uma lança em África", O Jogo a salientar "Pé quente para o Play-off" e o Record a destacar "Já ninguém nos agarra".