Açoriano Oriental
Resultados das provas do 9.º ano nos Açores mantêm-se abaixo da média nacional
A média dos resultados das provas finais do 9.º ano dos alunos dos Açores desceu em português e subiu a matemática, mantendo-se, ainda assim, abaixo da média nacional
Resultados das provas do 9.º ano nos Açores mantêm-se abaixo da média nacional

Autor: LUSA/AO online

De acordo com os resultados divulgados hoje pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), na disciplina de português, os resultados dos alunos dos Açores seguiram a tendência nacional, com uma ligeira descida.

Nos Açores, os 2.192 alunos que realizaram o exame em 2016 obtiveram uma média de 51,52%, menos 1,11% do que em 2015, quando a nível nacional a média passou de 58% para 57%.

Já em matemática, a média obtida pelos 2.215 alunos açorianos que efetuaram o exame registou um ligeiro aumento, de 37,38% para 37,42%, quando a nível nacional houve uma descida de 48 para 47%.

Segundo o Governo Regional dos Açores, os resultados divulgados hoje devem "motivar a reflexão necessária para que, sem resignação, nem enveredar pelo discurso da culpa, seja possível unir esforços, trabalhar em conjunto, analisando a incidência das dificuldades registadas e delineando, ao nível de cada escola, as estratégias que conduzam à sua superação".

"Os resultados obtidos ficam aquém do desejado pelo Governo Regional e, por isso, comprovam a necessidade de, por um lado, diagnosticar precocemente as dificuldades de aprendizagem, intervindo o mais rapidamente possível e, por outro, apostar no desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo formação contínua que os capacite a melhor adequarem a sua prática letiva à heterogeneidade que caracteriza atualmente as turmas", frisou o executivo açoriano, numa nota de imprensa.

Segundo o Governo Regional, esse trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, iniciado em 2015 e proposto para dez anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados