Açoriano Oriental
Restrições norte-americanas contra Havana aliviadas a partir de sexta-feira
O Departamento do Tesouro norte-americano anunciou que algumas das restrições norte-americanas que visam Cuba vão ser aliviadas a partir de sexta-feira, no âmbito do processo de normalização das relações entre Havana e Washington.
Restrições norte-americanas contra Havana aliviadas a partir de sexta-feira

Autor: Lusa/AO online

 

Os Estados Unidos vão facilitar as viagens com a ilha liderada por Raul Castro e aliviar as restrições comerciais, nomeadamente as transferências de remessas dos emigrantes cubanos.

“O anúncio de hoje coloca-nos a um passo mais próximo de substituir políticas datadas que não estavam a funcionar e de colocar em prática uma política que ajude a promover a liberdade política e económica do povo cubano”, afirmou o secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew.

Estas medidas avançam mesmo que o embargo económico norte-americano, decretado em 1962 contra Cuba, continue em vigor, uma vez que só pode ser revogado pelo Congresso norte-americano, atualmente dominado pelo Partido Republicano, após as eleições intercalares de novembro último.

Os presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, anunciaram no passado dia 17 de dezembro que os dois países iam iniciar um processo de normalização das relações diplomáticas.

Os Estados Unidos e Cuba, que estão separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida, não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.

O embargo económico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.

As primeiras conversações diplomáticas oficiais estão agendadas para os próximos dias 21 e 22 de janeiro em Havana.

Os dois países devem discutir, entre outros aspetos, a abertura de embaixadas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados