Açoriano Oriental
Eleições EUA
Republicano Ted Cruz celebra vitória do cidadão comum no "caucus" do Iowa
O senador pelo Texas e aspirante à candidatura republicana à Casa Branca Ted Cruz celebrou, esta noite, a vitória do cidadão comum no "caucus" de Iowa, com referências a Deus e críticas à elite de Washington.
Republicano Ted Cruz celebra vitória do cidadão comum no  "caucus" do Iowa

Autor: Lusa/AO Online

“Deus abençoe o grande estado do Iowa”, disse Ted Cruz, nas primeiras palavras que endereçou aos seus seguidores, sublinhando que esta noite marcou “uma vitória para os conservadores de base, para os conservadores corajosos no Iowa e em todo o país”.

Cruz, de origem cubana, impôs-se nas assembleias populares daquele estado rural dos Estados Unidos, por mais de três pontos percentuais sobre o seu principal rival, o magnata Donald Trump, ao conquistar 27,7% dos votos contra 24,3% do multimilionário.

“Iowa disse que o candidato republicano e o próximo Presidente dos Estados Unidos não será eleito pelos ‘media’. Não será eleito pelo ‘'establishment’. Não será eleito pelos lóbis. Será eleito por nós, o povo norte-americano”, afirmou Ted Cruz, que apareceu rodeado pela sua família.

O político texano, próximo do movimento ultraconservador “Tea Party”, partiu para o ‘caucus’ atrás de Trump, segundo as sondagens, sobretudo as duas últimos dias.

“A de hoje é uma vitória para milhões de norte-americanos”, concluiu Cruz, que criticou os políticos “de carreira” de ambos os partidos em Washington.

O senador pelo Texas impôs-se numa disputa com um recorde de participação no Iowa, já que o Partido Republicano informou que mais de 180 mil pessoas participaram no ‘caucus’, ou seja, quase mais 60 mil do que o recorde estabelecido em 2012.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados