Açoriano Oriental
Relatório final aprovado com PS, BE e PCP a darem luz verde ao texto
O relatório final da comissão de inquérito ao Banif - a cargo do deputado socialista Eurico Brilhante Dias - foi hoje aprovado com os votos favoráveis de PS, BE e PCP, com o PSD a votar contra e o CDS-PP a abster-se.
Relatório final aprovado com PS, BE e PCP a darem luz verde ao texto

Autor: Lusa/AO Online

Na reunião de hoje da comissão, última dos trabalhos, houve um debate sobre várias propostas de alteração para o texto final, com o PSD - pelo deputado Carlos Abreu Amorim - a insistir nas críticas ao texto e a falar no "rolo compressor da maioria" de esquerda na "tentativa de camuflar a importância de documentos e factos", por exemplo.

Pelo PS, o deputado João Galamba sublinhou que há propostas de alteração de CDS, BE e PCP aceites pelo deputado relator, "e só não há nenhuma do PSD porque o PSD decidiu não fazer nenhuma e atacar o relatório".

O relatório final hoje aprovado fecha mais de 100 horas de audições e vários meses de trabalho da comissão de inquérito, numa altura que já arrancou no parlamento uma outra dedicada também à banca - referente à Caixa Geral de Depósitos.

A forma como o presidente da comissão, António Filipe (PCP), dirigiu os trabalhos ao longo de cinco meses foi sublinhada e elevada pela maioria dos grupos parlamentares com assento na comissão de inquérito.

"Tivemos aqui mais de 100 horas de audições, audições com muita elevação por parte dos deputados. Creio que é justo valorizar o trabalho que aqui foi feito e creio que todos podemos sair daqui com a consciência de que cumprimos o nosso dever", sublinhou.

O comunista que presidiu aos trabalhos deixou no final da reunião cumprimentos aos seus vice-presidentes - Marques Guedes (PSD) e Filipe Neto Brandão (PS) - e também os assessores parlamentares e jornalistas que seguiram os trabalhos mereceram uma saudação do presidente da comissão.

O texto hoje aprovado na comissão de inquérito segue agora para o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e em setembro irá ainda ao plenário do parlamento.

A proposta de relatório final da comissão de inquérito foi apresentada na segunda-feira pelo deputado relator, o socialista Eurico Brilhante Dias, e será votada - após a discussão e votação das várias propostas de alteração dos partidos - hoje à tarde.

Em 20 de dezembro de 2015, domingo ao final da noite, Banco de Portugal e Governo anunciaram a resolução do Banif, a venda de alguns ativos ao Santander Totta e a transferência de outros (muitos deles 'tóxicos') para a sociedade-veículo Oitante.

A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foi de 2.255 milhões de euros, o que obrigou a um orçamento retificativo.

A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido devolvidos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados