Açoriano Oriental
Rei de Espanha faz visita surpresa a tropas no Afeganistão
O Rei Juan Carlos de Espanha chegou hoje à base militar internacional de Herat, no oeste do Afeganistão, numa visita surpresa para comemorar o fim de ano com as tropas espanholas destacadas naquele país.

Autor: Lusa / AO Online
    O Rei Juan Carlos, acompanhado pelo ministro de Defesa espanhol, José Antonio Alonso, e pelo chefe do Estado-maior de Defesa daquele país, Félix Sanz, desembarcou hoje às 6:30 na base de apoio de Herat, Afeganistão, num avião do tipo Hércules, proveniente do Kuwait.

    A visita foi mantida em segredo por questões de segurança. A delegação partiu de Madrid no domingo à noite e o destino só foi revelado depois de iniciado o voo, segundo a agência de notícias espanhola (EFE).

    De acordo com o governo espanhol, a viagem atende ao desejo do Rei de estar junto dos soldados do país no Afeganistão antes da comemoração dos seus 70 anos, no próximo dia 05 de Janeiro, e da Páscoa Militar, no dia seguinte.

    O monarca vai visitar as instalações e vai almoçar com os soldados espanhóis destacados na Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), antes de regressar a Espanha.

    Há dez anos, Juan Carlos realizou uma viagem semelhante à Bósnia, coincidindo com o seu 60º aniversário, onde visitou as tropas espanholas que colaboravam com a força multinacional que acompanhava a pacificação do país.

    De acordo com a EFE, o chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, também se vai deslocar ao Líbano para visitar os soldados espanhóis que fazem parte da missão da Força Interina da ONU no país (Finul).

    Segundo algumas fontes citadas pela EFE, a viagem de Zapatero ocorrerá em Janeiro, mas não apontaram uma data concreta por razões de segurança.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados