Açoriano Oriental
Região tem no chefe de Estado "um aliado de peso"
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou hoje que a região tem no chefe de Estado "um aliado de peso" e considerou que a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao arquipélago "excedeu claramente as expectativas"
Região tem no chefe de Estado "um aliado de peso"

Autor: LUSA/AO online

"Os Açores têm no senhor Presidente da República mais um aliado, para além aqueles que já têm, na resolução das questões que interessa resolveram e um aliado de peso”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas na Calheta, ilha de São Jorge, em declarações conjuntas com o chefe de Estado de balanço da deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à região.

Vasco Cordeiro considerou que “esta visita foi importante”, explicando que logo no primeiro dia teve a oportunidade de transmitir ao Presidente da República “algumas questões” que para o arquipélago “devem ter também uma intervenção da República, porque são matérias que dizem respeito ao Estado”.

“Reafirmo aquilo que disse no primeiro dia, tenho plena confiança na forma que o senhor Presidente da República encontrar para também ajudar a resolver estas questões que, no fundo, são questões que interessam a todo o nosso país”, acrescentou.

No dia 01, no Corvo, no encontro com o chefe de Estado, logo à sua chegada, o presidente do Governo Regional abordou, entre outras matérias a situação da base das Lajes, na ilha Terceira, e o processo de reforma da autonomia, mas também setores como a agricultura e as pescas.

“Agora que esta primeira parte da visita (…) se aproxima da sua conclusão, como balanço gostaria de dizer que - julgo que falo por todos os açorianos que tiveram a oportunidade de contactar com o senhor Presidente da República – esta visita excedeu claramente as expectativas”, declarou.

Segundo o chefe do executivo açoriano, esta primeira parte da visita do chefe de Estado aos Açores, que incluiu sete das nove ilhas do arquipélago (nova deslocação está prevista para o final do mês de outubro, para visitar Santa Maria e São Miguel), permitiu que Marcelo Rebelo de Sousa “atualizasse o conhecimento que já tinha daquelas que foram as ilhas visitadas”.

“Permitiu, também, da parte do Governo Regional, apresentar um conjunto de aspetos que consideramos importantes para os Açores e que consideramos também importante que o senhor Presidente da República tenha a nossa apreciação e a nossa avaliação sobre essas situações”, referiu Vasco Cordeiro.

Para o presidente do Governo Regional, a visita, “sobretudo naquelas áreas em que porventura poderá ter havido a aparência de uma diferente opinião em relação a alguns aspetos, tem claramente a vantagem de ter reafirmado a liberdade, a abertura, a compreensão para a expressão dessas posições”.

Vasco Cordeiro acrescentou que resta a convicção de que, “em todas estas matérias”, o executivo regional irá buscar “a melhor solução para os Açores” e, citando Marcelo Rebelo de Sousa, “o melhor para os Açores é também o melhor para Portugal”.

 

*Notícia atualizada às 17h04

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados