Açoriano Oriental
Região abre concurso público para selar duas lixeiras na região
O concurso público para a selagem e requalificação de duas lixeiras na ilha de São Jorge, obra de 1,3 milhões de euros e com um prazo de execução de 210 dias, foi publicado em Jornal Oficial.
Região abre concurso público para selar duas lixeiras na região

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo o anúncio, “o contrato visa o encerramento definitivo da lixeira da Calheta e da lixeira das Velas, e o arranjo paisagístico, através da implementação de sistemas de proteção ambiental e de monitorização”.

À agência Lusa, o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, afirmou que “este concurso é o último procedimento que visa a selagem de nove aterros em seis ilhas do arquipélago”.

“Foram concluídas as obras nas Flores e Graciosa, com duas estruturas cada. Temos em curso o processo de selagem da lixeira na ilha do Corvo, que vai ser transformado em aterro para resíduos de construção e demolição”, adiantou Hernâni Jorge.

O responsável referiu que está também em “fase final de selagem o aterro de Santa Maria e decorre o prazo para entrega de propostas para a lixeira do Faial”.

“Este processo foi encetado em 2013, no início desta legislatura, e enquadra-se na implementação do Plano de Gestão de Resíduos, associado à construção de infraestruturas de processamento de resíduos sólidos urbanos”, explicou o diretor regional do Ambiente.

Segundo Hernâni Jorge, “houve a necessidade de se avançar com o processo de selagem dos aterros à medida que estas estruturas entrassem em funcionamento”.

Considerando que se trata de um “ganho extraordinário” para a região, Hernâni Jorge destacou que “nas seis ilhas mais pequenas do arquipélago deixará de haver deposição de resíduos em aterro”.

A exceção é a Terceira, com a deposição de resíduos perigosos, São Miguel, onde se aguarda a construção de uma incineradora, e no Pico, que tem um aterro licenciado com capacidade para mais alguns anos, acrescentou o diretor regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados