Açoriano Oriental
Reduzir consumo diário de álcool melhora doença coronária e pressão arterial
A redução do consumo diário de álcool, mesmo quando é ligeiro, diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda perder peso, indica um estudo hoje publicado no British Medical Journal.
Reduzir consumo diário de álcool melhora doença coronária e pressão arterial

Autor: Lusa/AO Online

Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração, o estudo vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa das marcas".

O estudo foi realizado por investigadores que tiveram por base 50 outros estudos publicados sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e a sua relação com a saúde em mais de 260 mil europeus.

Os investigadores prestaram especial atenção às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B, e correm menos riscos de alcoolismo.

O novo estudo apurou que os indivíduos com esta variante genética bebiam 17 por cento menos por semana e tinham 78 por cento menos probabilidades de ir bebendo ao longo do dia.

Paralelamente, mostravam um risco dez por cento mais baixo de doença coronária, e tinham a pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos.

"Estes resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", conclui o estudo.

No entanto, o assunto não é consensual, visto que outros especialistas têm alertado para o facto de que os consumidores com a variante genética em causa podem ter outros fatores de saúde que influenciem a diminuição dos riscos causados pela bebida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados